São Paulo – Compradores de Omã e dos Emirados Árabes estão entre os importadores que vão participar das rodadas de negócios da Fruit&Tech, feira internacional de frutas, legumes, tecnologia e logística, entre os dias 27 e 29 de setembro, em São Paulo. Os compradores serão trazidos pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex).
Dos países árabes, está vindo o diretor Abdul Rahiman, da empresa Interworld Foods, de Dubai, e Ahmed Shanavaz, representante da trading Abdul Fatah Mohd Noor Co, de Omã. Essa vai ser a segunda vez que Rahiman vem para Fruit&Tech. No ano passado, o diretor disse à ANBA que ficou muito interessado nas frutas brasileiras, principalmente em melancia, melão e açaí.
Além de frutas, como laranja, limão e uva, a empresa dos Emirados Árabes importa frango do Brasil. A Interworld Foods também representa a empresa Abdul Fatah Mohd Noor, de Omã. As duas trabalham com importação, exportação e processamentos de alimentos.
"Os países árabes são um mercado potencial para as empresas do setor. Existem muitas que já exportam para lá e outras que estão de olho", afirmou a gerente-executiva do Ibraf, Valeska de Oliveira. De acordo com ela, o fato desses importadores estarem retornando à feira é muito positivo. "Isso mostra o interesse deles pelas nossas empresas e que a feira já faz parte do calendário de eventos deles", acrescentou.
De janeiro a julho, as exportações de frutas para os países árabes somaram US$ 6,17 milhões, um aumento de 3,51% em relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, as vendas apresentaram uma queda de 12,%, saindo de 11,37 mil toneladas em 2009 para 9,98 mil toneladas este ano.
Os compradores internacionais, que, além dos países árabes, são do Canadá, Estados Unidos, Rússia, Holanda, África do Sul e Itália, estão interessados em maçã, uva, laranja, limão, melão, melancia, abacaxi, figo, goiaba e abacate. Segundo Valeska, há uma demanda por frutas tanto tropical quanto de clima temperado, o que demonstra que a entidade está no caminho certo em mostrar toda a diversidade de sabores do país.
De acordo com Valeska, as rodadas de negócios são muito importantes, mesmo que não ocorra o fechamento de negócios na feira. “Os encontros são um início para as negociações”, disse.
No dia 29, dentro da programação do 2º Seminário Internacional da Fruit&Tech, o gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano, fará uma apresentação sobre os desafios e oportunidades do mercado árabe. As inscrições para participar das rodadas e da feira, como expositor, ainda estão abertas. Até o momento já existem cerca de 90 expositores inscritos.
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