São Paulo – A segunda edição da feira Who’s Next & Premiere Classe em Dubai está com as inscrições abertas para a participação de empresas brasileiras. Até 30 de junho, fabricantes de roupas e acessórios podem se cadastrar para a seleção que é feita pelo grupo WSN Development, que organiza a feira, e pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). O evento acontece de 19 a 21 de outubro, no Jumeirah Madinat Resort. A participação brasileira tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Segundo Isabela Keiko, representante dos salões Who’s Next & Premiere Classe no Brasil e na Argentina, espera-se a participação de 200 marcas internacionais. Em 2009, a feira contou com 20 marcas brasileiras. “São feiras seletivas. Começa com a avaliação do perfil da empresa. A partir do momento que é aprovada, ela faz a inscrição conosco e depois passa para análise da Abit”, afirma. Nesta segunda etapa, conta Isabela, a associação avalia o potencial exportador da empresa.
De acordo com a representante, a feira reúne marcas de “alta gama”, conceito que engloba grifes que vendem seus produtos em boutiques de público mais seletivo. A Who’s Next foi criada em 1994 e é voltada para o setor de confecção, abrangendo desde moda para o dia-a-dia até roupas de festa. A Premiere Classe acontece há 20 anos e exibe marcas de acessórios, como lenços, bijuterias, calçados e bolsas. Ambas as feiras são realizadas juntas, duas vezes por ano, em Paris.
Isabela conta que a edição de Dubai será permanente e que a decisão de levar o evento ao Oriente Médio tem a ver com o potencial de exportação do emirado. “Dubai é visto como o passaporte de entrada para quem quer trabalhar na região”, diz. “Existem questões tarifárias, e a Apex também tem um centro de negócios lá.”
Ela destaca outros diferenciais da região. “A edição de Dubai foca na busca do comprador local. Por questão de clima, tudo fica no shopping. Então, tem essa coisa de franquia, que em Paris não tem tanto”. Segundo Isabela, o evento quer atrair compradores árabes que não costumam visitar a edição francesa. “Por mais que a gente receba compradores do Oriente Médio em Paris, acho importante ter uma edição em Dubai para trabalhar esse público.”
A maior parte das marcas será de produtos femininos, mas há também espaço para grifes masculinas, que já estão procurando a organização da feira de olho em um nicho específico do mercado de Dubai. “Há um público masculino, estrangeiro e solteiro grande, que foi lá para trabalhar. Então, tem um potencial (para as vendas de produtos) de público masculino”, revela Isabela, ao falar sobre os resultados de um estudo feito pela Apex sobre o setor de moda de Dubai.
A representante relata também que, além de uma equipe em Dubai, a organização da feira conta com um agente que viaja por todo o Oriente Médio, Índia e Rússia, na busca de compradores para o evento. Há ainda, agentes em outros países do globo.
Os interessados em participar da Who’s Next & Premiere Classe em Dubai podem entrar em contato com Isabela Keiko, pelo telefone 11 9569-9911 ou pelo e-mail isabelakeiko@yahoo.com.br.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.whosnextindubai.com/en/.