São Paulo – O Circuito Orgânico acontece neste sábado (dia 4 de outubro), na rua Dias Ferreira, Leblon, no Rio de Janeiro, com o que há de melhor no mercado de orgânicos.
O setor já foi impulsionado por dois grandes eventos que movimentaram a cidade no mês de setembro: a primeira conferência BioFach no Rio, feira que acontece anualmente na Alemanha, e o projeto Rio Orgânico, que mobiliza mais de 20 restaurantes cariocas, com cardápios criados especialmente para a ocasião.
“O Circuito Orgânico fecha este ciclo de iniciativas, promovendo o encontro entre produtores, comerciantes e consumidores”, diz Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Projeto BioFach Brasil.
As 20 barracas da feira orgânica terão estrutura de bambu, criada por João Bina e Mário Seixas, designers da equipe de pesquisadores do Laboratório de Investigação em Living Design (LILD) da PUC-Rio, que desenvolve aplicativos sociais. Serão utilizados matérias-primas e recursos renováveis, com economia nos meios de produção, redução do consumo de energia e baixo impacto ecológico.
Paralelamente à feira de orgânicos, uma tenda-instalação do artista plástico Ernesto Neto, localizada na esquina da rua Professor Azevedo Marques, abriga a rádio Superestéreo, que será transmitida para toda a feira, com caixas distribuídas ao longo da rua Dias Ferreira.
Das 15h às 17h30, a rádio também será o local para o bate-papo, entre produtores de orgânicos e o público presente, mediado por Fábio Ramos, consultor agrônomo da Agrosuisse.