Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A Feira Internacional de Trípoli, na capital da Líbia, foi aberta hoje (02). O evento, que é multissetorial, conta com um estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está promovendo os setores de carnes, equipamentos médico-hospitalares, alimentício e de calçados. A feira segue até sábado (12).
Do Brasil, participaram da cerimônia de abertura, o gerente de comércio exterior da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Márcio Caparroz, o oficial de chancelaria do Itamaraty, Jecson Borges de Souza, o coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, e o analista do departamento da entidade, Marcus Vinicius.
Durante à tarde, Caparroz teve um encontro com o secretário-geral do Comitê Administrativo das Feiras na Líbia, Gamal Al Lamushe, que aconselhou a Abiec participar da Feira Agrícola da Líbia, que vai ser realizada daqui quatro meses. Ele disse ainda que é importante que os empresários brasileiros façam parcerias locais para terem um melhor resultado no mercado líbio.
Caparroz e Solano também visitaram alguns supermercados locais e um centro de distribuição de carnes. De acordo com Solano, a maioria dos locais vende carne brasileira congelada, o que não é muito apreciado no mercado. O preço das carnes congeladas chega a ser metade do preço do produto vendido fresco. Eles também identificaram que é preciso fazer um trabalho de divulgação da carne brasileira embrulhada a vácuo, técnica que o mercado ainda desconhece.
“Eles associam a carne congelada a uma carne mais barata. Temos que tentar mandar o produto de maneira refrigerada para ter o mesmo patamar de comparação”, afirmou Caparroz.

