Marina Sarruf
São Paulo – A primeira participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na Project Qatar, feira do setor de construção que terminou ontem (05) em Doha, no Catar, rendeu cerca de 100 contatos para a entidade e futuros pedidos para a empresa Vitrolar Metalúrgica, fabricante de esquadrias metálicas, portas e janelas, com sede em Marissol, interior de São Paulo.
"Nossos produtos foram bem aceitos no mercado. Fizemos muitos contatos com importadores árabes e acredito que vamos ter retorno", disse o agente de comércio exterior da Vitrolar, Everton Luiz Pereira. Segundo ele, a participação na feira foi produtiva e os visitantes demonstraram interesse pelos produtos da empresa.
Ontem, o coordenador de operações da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, se encontrou com o diretor assistente de relações públicas da Câmara de Comércio e Indústria do Catar, Ahmed F. Abu-Nahia, que disse estar à disposição da Câmara Árabe para receber missões empresariais e organizar rodadas de negócios com empresários brasileiros e do Catar.
Durante a feira, Solano pôde perceber que está havendo uma forte demanda por material de construção no Catar. Segundo ele, apenas os projetos turísticos do país árabe estão avaliados em US$ 15 bilhões. Parte desse investimento é do novo aeroporto internacional de Doha, que demandará US$ 5,5 bilhões; outro projeto é a ponte que vai ligar o Catar ao Barhein, com custo estimado de US$ 2 bilhões, e uma estrada, que vai do Catar a Dubai, de US$ 3 bilhões.
Além dos projetos voltados para o turismo, o país tem vários outros, que nos próximos cinco anos vão precisar de investimentos de US$ 130 bilhões. Segundo Solano, todos esses projetos são de alto padrão, o que também vai requerer material de boa qualidade. O coordenador de operações da Câmara Árabe visitou ontem a Nabna Trading, um centro de distribuição de material de construção, que comercializa cerâmica, torneiras, portas, luminárias, chuveiros, entre outros produtos. "Pude observar que metade dos produtos é de origem chinesa e o resto é de países europeus e outros asiáticos", disse.
Solano também conversou com o gerente de vendas da trading, Yousef Hammad, que disse não conhecer os produtos brasileiros. Segundo ele, para entrar no mercado do Catar o principal é ter qualidade, manutenção de preço e prazo de entrega determinado.
Visitantes
Nos quatro dias da Project Qatar, a feira recebeu 18 mil visitantes, o que representou um aumento de 20% em relação a edição anterior. No total, participaram 550 expositores de 33 países. Segundo Solano, a maior parte dos contatos foi feita por construtores e engenheiros interessados em produtos de construção em geral. Ele disse ainda que a maioria estava aberta para conhecer novos produtos.
Líbia
A Feira Internacional de Trípoli, que segue até quinta-feira (12) na Líbia, conta com um estande brasileiro de 30 metros quadrados, onde estão presentes representantes da Câmara Árabe e duas empresas, a Latinex, uma trading de produtos alimentícios de Curitiba, e a Itatiaia Móveis, de Ubá em Minas Gerais. De acordo com o secretário-geral da Câmara, Michel Alaby, a feira está sendo muito positiva e as empresa estão fazendo bons contatos.
Ontem, passaram pelo estande cerca de 80 pessoas interessadas em importar alimentos, carnes, equipamentos agrícolas e material de construção. Segundo o analista de comércio exterior da entidade, Zein El Abdine, dois empresários também demonstraram interesse em organizar uma feira apenas com produtos brasileiros.