São Paulo – A participação de empresas brasileiras na APLF, feira de couro e moda que ocorreu em Dubai entre 30 de março e 01 de abril, rendeu US$ 8,7 milhões em negócios. Seis indústrias do setor de componentes para couros, calçados e artefatos do Brasil estiveram presentes: Magma Indústria e Comercio Têxtil, Corium Química (foto acima), SystemHaus, Noko Quimica, Química Carioca e Tanac.
A participação ocorreu pelo projeto de internacionalização do setor, o By Brasil Components, Machinery and Chemicals, levado adiante pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
In loco, foram obtidas vendas de mais de US$ 2 milhões. O restante do valor dos negócios foi alinhavado e deve ser concretizado nos próximos meses. Foram registradas visitas de importadores da Índia, Turquia, Paquistão, Omã, China, Colômbia, México, Uruguai, entre outros, no espaço nacional.
“Percebemos um movimento de compradores internacionais que buscam substituir suas importações de componentes da China, pelo aumento dos custos com fretes e questões comerciais. Neste contexto, o Brasil aparece como o mais importante fornecedor do setor fora da Ásia, apresentando uma cadeia produtiva bastante completa, que une qualidade, design e sustentabilidade”, disse o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, em material divulgado.