São Paulo – As empresas brasileiras que participaram da feira do setor de confeitaria e petiscos Sweets & Snacks Middle East, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fecharam US$ 2,4 milhões em negócios durante o evento, com perspectivas de vendas futuras no valor de US$ 10,05 milhões. O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro.
A maior parte do volume de vendas das indústrias brasileiras no evento veio dos negócios das companhias do projeto Sweet Brasil, parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As empresas Docile, Dori, Jazam, Montevérgine, Peccin, Riclan, Simas, Toffano e Garoto fizeram negócios que somam US$ 1,7 milhão, 305% a mais que o faturado na edição de 2014 da feira. Em negócios futuros, as projeções de vendas são de US$ 7,05 milhões.
“Aumentou o número de empresas e o crescimento dos negócios por empresa foi de 160%, o que é muito bom”, avalia Rodrigo Solano, gestor de Exportação da Abicab, sobre o incremento das vendas das companhias integrantes do projeto. Na edição deste ano, o Sweet Brasil levou nove indústrias, no ano passado foram sete.
Ele também atribui o maior volume de vendas ao esforço das indústrias do projeto em atender às demandas do mercado internacional. “O projeto está bastante empenhado [em atender] às tendências mundiais. Temos ferramentas de pesquisa que mostram o que o mundo está demandando e levamos estes produtos aos eventos”, afirma.
O gestor da Abicab afirma ainda que as feiras em Dubai têm um número de visitantes superior aos de eventos realizados em outros países. “E é um público mais interessado e aberto aos produtos brasileiros”, aponta.
Segundo ele, “os países árabes devem continuar na mira [do setor], junto com Estados Unidos”. “Mesmo com a Gulfood daqui a poucos meses, está aumentando a participação [das empresas brasileiras] na Sweets & Snacks”, avalia, referindo-se à principal feira de alimentos do Oriente Médio, que ocorre sempre em fevereiro também em Dubai.
Iniciantes
As empresas do projeto Happy Goods, realizado em parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e a Apex-Brasil, participaram pela primeira vez da feira em Dubai.
Quatro empresas integrantes do projeto foram à mostra: Bauducco, Marilan, Hathor e Visconti. Juntas, estas empresas fecharam vendas de US$ 700 mil, com projeções de negócios de US$ 3 milhões para o próximo ano.
“Tivemos uma quantidade bem satisfatória de contatos de diferentes países, principalmente dos Emirados, Arábia Saudita, Índia e Líbano”, conta Renata Boes, coordenadora de Promoção Comercial da Abimapi. A executiva avalia a Sweets & Snacks como “muito interessante”. “É uma opção de participação para as empresas que não têm acesso à Gulfood”, aponta.
Segundo ela, a Hathor já manifestou interesse em participar da próxima edição da Sweets & Snacks. De acordo com Boes, a Abimapi irá formular um plano de ações para 2016 no qual avaliará se há interesses de outras empresas no evento para que haja uma nova participação do projeto na feira.