Da Agência Sebrae
Brasília – Pela primeira vez, as florestas brasileiras serão apresentadas como fornecedoras de matéria-prima a empreendedores nacionais e internacionais. Profissionais de todo o país se preparam para a realização do Mercado Floresta, um evento de negócios criado especialmente para atacadistas, varejistas e consumidores de produtos feitos com materiais extraídos dos ecossistemas florestais brasileiros. Com o apoio das unidades estaduais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), grupos de produção de sete estados da região Norte do Brasil vão participar do evento, que será realizado entre os dias 5 e 8 de novembro, na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Diversas empresas e associações dos estados do Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Pará vão mostrar o potencial socioambiental do Norte brasileiro a visitantes de diversos lugares do mundo. Cada estado contará com o apoio do Sebrae local, que atua para o desenvolvimento sustentável de setores, como artesanato, melhorando a qualidade de vida da população e ampliando a geração de renda e postos de trabalho.
Uma iniciativa do Sebrae no Pará com o governo do Estado irá disponibilizar um estande exclusivo de 20 empresas, dos setores de apicultura, flores, madeira e móveis, couro e calçados, moda e artesanato. De acordo com João Marcelino, gerente substituto do Grupo Regional 3 do Sebrae no Pará, a expectativa é que "a feira dê maior visibilidade aos trabalhos do estado e que sejam feitos novos contatos, que possam render negócios futuros".
Desde que foi criada, há três anos, a Associação de Apicultores e Apicultoras do Município de Ouren, PA, (Apimou) participa pela primeira vez de um evento fora do estado. Três apicultoras estarão representando os 30 associados no Mercado. Para a presidente da Associação, Lúcia Cunha, a feira será uma grande oportunidade para divulgar os trabalhos do estado, pouco conhecidos no país. "Acreditamos que são em espaços como este que poderemos mostrar a nossa cara ao mercado, organizados e com os apoios certos", disse.
Feira
A primeira edição do Mercado Floresta contará com mais de 100 expositores, entre pequenas, médias e grandes empresas e associações de produção dos mais diversos segmentos que se utilizam de insumos da caatinga, mata atlântica e cerrado brasileiros. De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de 10 mil pessoas.
Nos quatro dias de evento, o público poderá conferir uma série de oportunidades dos setores alimentício, artesanato, fitoterápicos, fitocosméticos, borracha, couro vegetal, móveis e decoração, pescados e serviços. Além disso, serão oferecidas palestras e rodadas de negócios aos executivos do setor.
Planejado no final de 2003, pela empresa Amigos da Terra em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e prefeitura de São Paulo, entre outros, o evento será uma oportunidade para apresentar, aos mercados interno e externo, o potencial das florestas brasileiras como fornecedoras de matéria-prima, produtos e serviços para a indústria e empresas do ramo.
As atividades florestais oferecem vantagens econômicas e mostram que, se bem aproveitadas, rendem bons resultados para o País. Dados do Programa Nacional de Florestas (PNF), do Ministério do Meio Ambiente, revelam que atividades que incluem os setores de celulose de fibra curta, papel, madeira serrada e beneficiada e móveis foi responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e 8% das exportações, em 2001. Outra estimativa do PNF é que a produção de lenha proveniente da caatinga corresponde a 35% da matriz energética do Nordeste.
Produtos no mercado
A importância de algumas culturas, como a do açaí no Pará, será mostrada durante o Mercado Floresta, em São Paulo. O fruto poderá ser encontrado, no evento, em suas diversas formas: fruta pura, polpa, doces e geléias.
De Rondônia, serão apresentados matéria-prima e produtos acabados em biojóias, sementes de árvores e frutos típicos da Amazônia, tecido da floresta e produtos apícolas, como mel de abelhas. O Acre vai apresentar produtos 100% vegetais, como sabonetes produzidos com a gordura da castanha de murmuru, uma palmeira nativa da Amazônia.
Também estarão no Mercado Floresta bombons e chocolates com recheios de frutas regionais, que serão apresentados por empreendimentos do Amapá. São bombons de açaí, acerola, cupuaçu e castanha-do-brasil. Além disso, os estados participantes vão apresentar artesanato típico, feito com matéria-prima da floresta, e diversos outros produtos.
A programação do evento pode ser conferida no site www.mercadofloresta.org.br.

