São Paulo – Mais do que expor lançamentos do setor médico brasileiro, a Feira Hospitalar que será realizada entre os dias 22 e 25 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, irá receber importadores que poderão sair do evento já com equipamentos encomendados. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), 53 empresas brasileiras tentarão vender seus produtos para 21 compradores de 18 países convidados a participar da 11ª rodada de negócios, que ocorrerá junto com a feira.
A Abimo prevê que, durante a rodada de negócios, serão fechados negócios de US$ 500 mil. No entanto, nos 12 meses posteriores ao evento, deverão ser negociados US$ 20 milhões. A rodada de negócios será promovida por meio do projeto Brazilian Health Devices, coordenado pela Abimo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Desta rodada participarão compradores da África do Sul, Índia, Indonésia, Portugal, Romênia, Rússia, México, Peru, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano e Marrocos.
De acordo com o coordenador de inteligência de mercado da Abimo, Tarso Evangelista, a escolha por seis países árabes e seis latino-americanos foi por causa do potencial de exportações para estes lugares. "A América Latina é o nosso principal mercado para exportações e o Oriente Médio é aquele que mais cresce. O Brasil tem sido visto como um parceiro importante por estes países árabes, que agora estão se equipando. Eles têm defasagens neste setor e agora investem para atender sua necessidade", afirma.
Segundo Evangelista, os países árabes querem ter nos fabricantes brasileiros uma alternativa aos europeus. O mercado brasileiro está mais adaptado às vendas governamentais, enquanto o europeu atende mais as compras particulares. Entre os produtos médicos e hospitalares produzidos aqui com maior demanda nos países árabes estão os eletromédicos (esterilizadores, por exemplo), próteses e odontológicos.
De acordo com a Abimo, o setor faturou R$ 10 bilhões em 2011. No ano passado, o Brasil exportou US$ 707 milhões, 12,5% a mais do que em 2010. Os principais compradores no período foram Estados Unidos, Argentina, Venezuela, México e Colômbia. Evangelista estima que as exportações poderão crescer mais neste ano graças à valorização do dólar em comparação com o real. "Desta forma, o nosso produto fica mais competitivo", diz.
Serviço
A Feira Hospitalar será realizada de 22 a 25 de maio, das 12h às 21h, no Pavilhão do Expo Center Norte (Av. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme). Mais informações no http://www.hospitalar.com ou no telefone +55 (11) 3897 6199.