São Paulo – Maior feira de produtos halal do mundo, a Mihas, na Malásia, é a porta de entrada para empresas brasileiras que desejam fazer negócios com um mercado que terá 2,2 bilhões de pessoas em 2030 e que cresce quase o triplo que a população mundial. O Webinar Feira Mihas 2024, realizado nesta quinta-feira (11), mostrou as oportunidades da mostra, do mercado malaio e do segmento halal, formado por produtos feitos conforme as normas do Islã.
A Mihas será realizada em Kuala Lumpur, a capital malaia, entre 17 e 20 de setembro, e contará com um estande organizado pelo Projeto Halal do Brasil, que é uma parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Embaixador do Brasil em Kuala Lumpur, Ary Quintella lembrou que o Brasil retornou à Mihas na edição do ano passado, após ficar seis anos sem participar da feira. Para o público local, comentou Quintella, foi uma grande ausência porque os clientes querem ver empresas brasileiras na mostra. O embaixador também disse que as empresas que quiserem vender para o mercado halal precisam ter participação rotineira nesta mostra. “Se o Brasil quer criar impacto não só no mercado halal da Malásia, mas em vários países muçulmanos, a participação na Mihas é uma maneira segura de fazer isso”, disse.
Quintella afirmou que o superávit da balança comercial com a Malásia no ano passado foi de US$ 2,6 bilhões e que desde 2022 a quantidade de estabelecimentos brasileiros que exportam para o país asiático dobrou. Hoje, há 27 estabelecimentos de produção de carne e bovina e de frango habilitados a exportar para a Malásia.
Fundadoras do e-commerce de produtos brasileiros MundoLah, Caroline Frassa e Andrea Fuchsloch comentaram sobre sua experiência em atuar no mercado malaio. A empresa vende na Ásia diversos alimentos e bebidas, como pão de queijo, farofa e guaraná. “Os produtos importados são vistos como de qualidade e têm grande receptividade”, disse Frassa. “A Mihas em 2023 foi um evento muito B2B, com muitos empresários buscando negócios”, completou Fuchsloch.
Assessor comercial do Consulado da Malásia em São Paulo, Kossi Telou disse que os produtos halal atraem atenção de diversos mercados. “Nosso compromisso inabalável com a excelência halal é exemplificado por meio de iniciativas como a Mihas, uma plataforma importante para empresas se conectarem com o sudeste asiático e o mundo muçulmano em geral”, afirmou.
Dados sobre a Malásia e o mercado halal
De acordo com informações apresentadas pelo gerente de Inteligência de Mercado da Câmara Árabe, Marcus Vinicius, a população muçulmana global deverá saltar de um total de 1,9 bilhão de pessoas neste ano para 2,8 bilhões em 2050. Deverá crescer 47% enquanto a população mundial total deverá ter expansão de 14%. Foi um mercado consumidor de US$ 1,4 trilhão em produtos e serviços em 2022 e deverá atingir US$ 1,8 trilhão em 2027. Ainda segundo os dados, o Brasil é, hoje, o segundo maior fornecedor de alimentos halal aos países islâmicos, atrás da China, e o oitavo principal fornecedor da Malásia.
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Diretor da empresa Alimentos Halal Brasil, Nasereddin Khazraji afirmou que o mercado halal tem um potencial de crescimento muito grande e precisa ser mais explorado pelas empresas brasileiras. Ele reconheceu que é um mercado criterioso, que exige documentos e certificações e que é importante que as empresas participem da Mihas. “As últimas ferramentas empregadas pela Câmara Árabe, pela embaixada [em Kuala Lumpur] e pela ApexBrasil fazem com que este mercado chegue mais próximo do brasileiro”, disse.
Em seu comentário sobre o potencial halal, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi afirmou que a Mihas pode levar a negócios mais amplos do que apenas com o consumidor malaio. “Ela é a oportunidade entrar no mercado islâmico”, afirmou.
Mais informações no site da feira e no e-mail halaldobrasil@ccab.org.br