Alexandre Rocha
São Paulo – O estande brasileiro na Index, feira de móveis, decoração e design realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos entre os dias 7 e 11, foi – e será – a maior exposição do setor moveleiro brasileiro realizada fora do país em 2003.
A informação é do responsável pelos projetos da indústria moveleira da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Rogério Bellini.
“É o maior evento do setor moveleiro no exterior, não tenho nenhum outro com esta quantidade de empresas e respectiva área em 2003”, disse Bellini à ANBA por e-mail. Neste ano, 39 empresas brasileiras participaram da Index, ocupando um estande de 442 metros quadrados.
Novidades brasileiras
Bellini citou algumas novidades brasileiras na Index de 2003. “Tivemos uma empresa, a Rimo S/A, que desenvolveu um dormitório com preços inferiores aos praticados pelos chineses, o que tornou o produto muito competitivo. Já a empresa Velha Bahia levou móveis de material de demolição que despertaram muita curiosidade”, afirmou ele.
Segundo o executivo, os empresários brasileiros que participaram do evento demonstraram interesse em retornar no próximo ano. “Fato que consolida excelentes possibilidades de negócios no mercado árabe”, declarou.
De acordo com Bellini, as empresas brasileiras travaram 1.037 contatos comerciais, que podem resultar em US$ 4,5 milhões em negócios nos próximos 12 meses. “Os empresários estão descobrindo o mercado árabe, que por suas características consome 4% da renda em móveis, enquanto que a média mundial de consumo é de 1%”, concluiu.