São Paulo – Para as operadoras, eles são clientes especiais. Além de não economizar, ainda vão lembrar do serviço com carinho por anos e anos. E recomendar o pacote a familiares e amigos se tudo correr bem. Atentas a esse movimento, as empresas de turismo têm se esforçado para atender cada vez melhor casais em lua de mel. Nesse campo, a principal aposta é a oferta das chamadas listas de casamento nas quais os presentes são cotas da viagem escolhida pelos noivos. Uma opção que tem feito sucesso entre aqueles mais interessados em pegar a estrada do que lotar os armários com panelas novas.
Na CVC, maior operadora do país, os destinos mais procurados pelos recém-casados no Brasil são: Costa do Sauípe (Bahia); Fernando de Noronha e Natal (Pernambuco e Rio Grande do Norte, respectivamente); Gramado (Rio Grande do Sul); Jericoacoara e Fortaleza (Ceará); Maceió (Alagoas), Natal e Porto de Galinhas (Pernambuco). Já no exterior, os campões de público são Buenos Aires (Argentina); Cancún (México); Paris (França), Punta Cana (República Dominicana), Santiago (Chile) e St. Maarten (ilha cujo território é dividido entre Holanda e França).
"Procuramos dar uma atenção especial nesses casos nos hotéis incluídos no pacote e orientamos os nossos prestadores de serviços", explica o gerente de E-commerce da CVC, Rogério Mendes. "Sempre avisamos antes que aquele casal está em lua de mel, de modo que o guia possa indicar um restaurante mais aconchegante para o jantar, por exemplo".
Até hoje, já foram organizadas 20 mil listas de casamento na CVC desde 2005, quando começou a ser oferecido o serviço. As cotas, normalmente disponibilizadas em valores de R$ 30, R$ 50 e R$ 100, podem ser adquiridas pelos convidados no site da empresa ou nas lojas da rede. Os noivos podem realizar a viagem logo após o casamento ou mais adiante, quando quiserem. "Não temos limite pré-definido de prazo para o uso do valor arrecadado", afirma Mendes.
No caso da Marsans, um dos diferenciais da lista é a entrega do valor excedente ao que foi pedido. Assim, se o pacote escolhido pelo casal for de R$ 10 mil e os convidados comprarem cotas que somam R$ 12 mil, os viajantes receberão R$ 2 mil para gastar na viagem. "Devolvemos a diferença num cartão de débito para ser usado na lua de mel", explica o gerente de Produtos da Marsans, Paulo Pimentel.
De acordo com o executivo, os noivos que optam pelo serviço terminam desenvolvendo uma relação "sentimental" com a empresa. "Se for bem atendido num momento único e especial da vida como é a lua de mel, o casal cria uma relação de confiança com a marca", diz Pimentel. "E vai lembrar da operadora mais adiante, quando quiser adquirir um novo pacote", afirma.
Massagens e flores
Quando o assunto é sentimento, aliás, a Designer Tours se esforça para ficar mimar os recém-casados. "Sempre oferecemos um carinho a mais, como uma massagem grátis para os dois no hotel, champagne e flores no quarto", explica a diretora da empresa, Deusa Rodrigues. Quem vai para o Taiti, destino mais procurado para lua de mel na Designer, ainda ganha de brinde uma concha de madrepérola. "É para colocar na casa nova e lembrar da viagem", afirma Deusa.
O empenho trouxe bons resultados: hoje, 30% do faturamento da operadora está ligado às vendas de pacotes para os noivos. "A procura pelas listas cresce 5% ao ano", explica Deusa. "Casar está na moda e ninguém economiza quando o assunto é lua de mel", diz, numa prova de que casamento e viagem é uma relação com final feliz para as operadoras de turismo dispostas a investir no filão.
Serviço:
CVC
http://www.cvc.com.br/site/index.jsf
Designer Tours
http://www.designertours.com.br/
Marsans
http://www.marsans.com.br/site/index.php