São Paulo – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo está promovendo uma aproximação com os fornecedores árabes de fertilizantes para ajudar o Brasil a enfrentar a crise no setor. O presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles (foto acima), teve encontro na última semana com exportadores do setor em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e está em conversas com eles para que visitem o Brasil. A reunião foi realizada por intermédio do escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, onde ocorreu o encontro.
Os preços dos fertilizantes subiram expressivamente neste ano em função da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e há ameaças de uma crise de abastecimento. Os russos são importantes exportadores mundiais de adubos, insumo essencial para que se mantenha os níveis atuais de produtividade nas lavouras e consequentemente dos volumes de alimentos produzidos. O Brasil, além de abastecer seu mercado interno, fornece alimentos essenciais a outros países.
“O que nós percebemos, que foi muito interessante, é que existe viabilidade de outras frentes de importação de fertilizantes que não necessariamente passam por aqueles locais onde há problemas”, afirmou Meirelles em entrevista à ANBA. O objetivo da reunião foi verificar as oportunidades existentes na importação. “Conseguimos essa sensibilização dos exportadores e estamos agendando reuniões aqui no Brasil”, afirmou o presidente do Sebrae-SP sobre a possível viagem dos árabes para seguir as conversas na área.
Meirelles afirma que a partir desse primeiro contato percebeu que há condições de importar produtos de outros lugares e que há um pouco de especulação atualmente no mercado de fertilizantes. Segundo ele, é preciso buscar alternativas para que o custo de produção do agricultor, inclusive do médio e do pequeno, não suba muito. “Se eles não tiverem viabilidade de compra (de fertilizantes), eles não vão comprar, então a produtividade cai muito, a rentabilidade cai muito e a manutenção deles no campo cai muito”, afirma.
Os fornecedores árabes com os quais o presidente do Sebrae-SP conversou também são importadores de alimentos e manifestaram a necessidade de comprar produtos como açúcar, soja, cevada, trigo e milho do Brasil. Meirelles afirma que está em conversas com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), usinas e cooperativas para ajudar.
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Apesar de ser mais conhecido pelo trabalho com a indústria, comércio e serviços, o Sebrae também atua na agricultura e pecuária, auxiliando para que aconteçam os negócios do campo. “Para que a gente possa ter viabilidade macroeconômica no nosso País, a gente tem que trabalhar a cadeia produtiva, se a gente tem a cadeia produtiva forte, que seria indústria, comércio, serviços e agro, você consegue dar sustentabilidade para o desenvolvimento de médio e longo prazo. Esse é o trabalho que o Sebrae faz”, explicou para a ANBA.
Meirelles entende o problema dos fertilizantes dentro de um contexto maior de preocupação global com a segurança alimentar. “A inflação dos alimentos aumentou demais no mundo inteiro”, afirmou, lembrando que existem uma redução dos estoques internacionais de alimentos e o crescimento da desnutrição e da fome. No Brasil, ele percebe uma agenda positiva adotada para resolver a questão dos adubos e do abastecimento alimentar, na qual se inserem a utilização de fertilizantes orgânicos, as orientações para uso dos adubos de forma econômica, além da busca de novos fornecedores internacionais, tais como Egito, Marrocos e Panamá.
Nos Emirados
A reunião do Sebrae-SP com os exportadores árabes em Dubai foi acompanhada pelo diretor do escritório da Câmara Árabe no emirado, Rafael Solimeo, e o executivo de Negócios Internacionais, Noury Dweidary. Meirelles, que liderou o encontro, também é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).
A viagem do presidente do Sebrae-SP aos Emirados ocorreu entre os dias 19 e 26 de março e incluiu outros compromissos, como a participação no 1º Fórum da Virada Feminina, que aconteceu na Expo 2020 Dubai e que debateu o empreendedorismo das mulheres, discussão sobre oportunidades para startups brasileiras com a Abu Dhabi Global Marketing (ADGM), além de presença no Global Business Forum Latin America.