São Paulo – A produção de frutas cítricas será celebrada por sua história e tradição na Arábia Saudita. O país do Golfo realizará um festival focado em frutas cítricas na Fazenda AlMahkar, na região de AlUla. Segundo o site Arab News, produtores de toda a região estão se preparando para exibir seus produtos.
O evento será realizado de 7 a 8 de janeiro e de 14 a 15 de janeiro. A exposição deve contar com laranjas como as do tipo jaffa, tangerinas, limões doces, limas, toranjas e kumquats colhidos em 200 mil árvores em AlUla.
O festival faz parte dos esforços da Comissão Real para AlUla para impulsionar o crescimento econômico com iniciativas comunitárias e projetos de desenvolvimento.
O Arab News falou com agricultores como Wedad Shuqair, de 80 anos, que cultiva frutas cítricas na região. Segundo a produtora, embora AlUla produza muitos tipos de frutas cítricas, a área é o único lugar na Arábia Saudita onde limões doces são cultivados.
As frutas cítricas são uma parte vital da dieta das pessoas em muitas comunidades árabes devido aos seus benefícios para a saúde, como ser ricas em vitamina C. Elas também são um ingrediente-chave em pratos populares como Kabsa.
A safra de citros é um importante evento cultural e econômico para AlUla, com a população local aproveitando as novas safras e os produtores enviando seus produtos para compradores em cidades vizinhas como Medina, Al Wajh, Hail e Tabouk.
Além das frutas, os visitantes do festival poderão desfrutar de uma série de atividades, incluindo cozinhar receitas à base das frutas cítricas locais. A chef francesa Keiko Nagae, conhecida por criar sobremesas saudáveis à base de frutas, fará demonstrações ao vivo no evento.