Randa Achmawi
Cairo – O tradicional Festival da Cidadela, que ocorre anualmente durante os meses de agosto no Cairo desde 1988, volta à cidade após dois anos de interrupção. O evento começa nesta sexta-feira (1) e segue até 25 de agosto. "O festival foi suspenso neste período por causa de uma série de obras na área da Cidadela", explica Hassan Kami, um dos responsáveis pela organização do evento e conselheiro artístico do presidente da Ópera do Cairo.
Situada numa colina na região sudeste do Cairo, a Cidadela de Saladin é uma fortaleza construída entre 1176 e 1183. Nela também se encontra a famosa Mesquita de Mohamed Ali, construída em 1857. Seus vários jardins, que oferecem uma vista panorâmica sobre o Cairo e uma agradável brisa nas noites de verão, acolhem durante o festival grupos musicais de jazz, música árabe, ocidental e núbia.
A programação musical deste ano terá modificações em relação aos anos anteriores. "Decidimos renovar e incluir orquestras no programa", disse Kami. Desta maneira, os vários espaços ao ar livre da Cidadela acolherão este ano, pela primeira vez, duas orquestras: a de instrumentos de sopro conduzida pelo maestro Magdi Boghdadi, e a Orquestra da Ópera do Cairo, dirigida pelo Maestro Nayer Nagui.
Uma outra novidade é que três grupos estrangeiros vão se apresentar. Kolo da Sérvia fará um espetáculo reunindo tradição, coreografia e música de seu país, no dia 10 de agosto, no espaço Al- Mahka. O austríaco Fátima Spar e Freedom Fries vem de Viena e vai apresentar um tipo de música que resulta de uma fusão entre tradições musicais do sudeste da Europa com ritmos modernos. "Vemos em seus espetáculos uma mistura de melodias tocadas com trompete e acordeão com ritmos de bateria", explica Kami.
O terceiro grupo vem da América do Sul e se chama Bolívar. "Os artistas colombianos apresentarão o folclore de seu próprio país e da América Latina trazendo ao público todo o exotismo desta região", ressalta Kami. Eles estarão no espaço Sariyet El Gabal no dia 12 de agosto às 22 horas.
A música árabe ocupará um espaço privilegiado com mais de dez grupos musicais animando o evento. Além disso participarão do evento grandes cantores como Abir Mansur, Rim Kamal, Ahmed Ibrahim, Hamdi Al Ganayni, Attia Charara, Nevine Allouba, Ali Al Haggar e Medhat Saleh. Os organizadores do Festival da Cidadela deste ano esperam atrair um número ainda maior de jovens. "Estamos esperando por eles, mas o evento é dedicado a todas as faixas de idade", conclui Kami.

