Geovana Pagel
São Paulo – O 1º Arab Fest – Festival da Cultura Árabe e do Cavalo Árabe vai reunir shows musicais, comidas típicas, danças e espetáculos folclóricos. O evento será realizado de 30 de abril a 2 de maio, no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, e sediará também a 28ª Centro-Brasileira do Cavalo Árabe, maior exposição da raça na região central do país.
A organização do festival, que conta com a colaboração das embaixadas árabes e seus representantes, aguarda a visita de compradores internacionais. O Arab Fest tem o objetivo de mostrar a beleza da cultura dos povos árabes, sua gastronomia, artes plásticas, artesanato, música e dança, além dos cavalos.
“É um evento internacional que envolve todos os apreciadores do cavalo árabe, forte presença na cultura árabe”, disse Cláudia Veiga, vice-presidente da Associação de Criadores do Cavalo Árabe de Brasília e Entorno (ACCABE), que conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) na organização do festival.
De acordo com Cláudia, o 1º Arab Fest objetiva divulgar ao grande público a qualidade da produção brasileira desta bela raça milenar, que tem posicionado o Brasil como um dos maiores e melhores exportadores de cavalos árabes do mundo, e promover a integração da colônia árabe de Brasília com o público apresentando as riquezas culturais de cada país árabe.
O presidente da ABCCA, Luciano Cury, destacou a importância da conquista do título maior do Campeonato Mundial de Enduro, disputado na Itália em 2003. “A égua puro-sangue árabe criada no estado do Paraná, SN Peristróika, venceu na categoria Best Condition (melhor condição)”, conta Cury.
“Como o enduro é o grande esporte do mundo árabe, uma paixão semelhante a que os brasileiros tem pelo futebol, acredito que esta conquista foi o grande despertar dos árabes pelo Brasil”, aposta.
De acordo com Cury, alguns xeques árabes chegam a pagar US$ 1 milhão por cavalo para concorrer em provas de enduro. Segundo ele, vários xeques foram convidados para conhecer de perto os cavalos puros-sangues árabes criados no Brasil. "Os melhores do mundo em qualidade", completa.
Na avaliação do presidente da entidade, a maior aproximação entre brasileiros e árabes também é um dos resultados da viagem do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a cinco países árabes, em dezembro de 2003. “Sem dúvida alguma, é um grande reflexo da visita presidencial aos países árabes", afirmou Cury.
Diversidade de atrações
Para garantir a diversão do público, o evento contará também com shows musicais árabes e nacionais, espetáculos de danças folclóricas e do leste (dança do ventre), exposições de roupas, artes, artesanatos, um tradicional restaurante de culinária árabe, tendas de lazer, tatuagens de hena, leitura do futuro em borra de café (tabsir) e fumo árabe (narguile).
O músico egípcio Mahmoud Al Masri estará apresentando seu derbake (instrumento de percussão) durante as três noites do festival. A música brasileira também estará representada em diversas apresentações regionais de música sertaneja, country, mpb, rock e forró, e pelo cantor Beto Guedes, que se apresenta na primeira noite do festival.
Exposição e enduro eqüestre
A exposição Centro-Brasileira do Cavalo Árabe contará com os julgamentos de conformação e performance (provas montadas) dos animais, inclusive com a montaria em traje típico, que reproduz as origens da raça. Os cavalos árabes foram criados no deserto e utilizados nas guerras pelo exército beduíno.
Também durante o Festival, o cavalo árabe poderá mostrar a resistência física, uma de suas principais características. Será realizado, no dia 1º de maio, o 4º Campeonato de Enduro Eqüestre do Distrito Federal, com provas válidas para os rankings nacionais da Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Hípica de Brasília.
O Enduro Eqüestre é um esporte que se assemelha às corridas de Fórmula 1, com a diferença que, em vez de carros, os competidores param para pit stops e vet checks montados em seus cavalos puros-sangues.
Serviço
1º Arab Fest – Festival da Cultura Árabe e do Cavalo Árabe
Quando: de 30 de abril a 2 de maio de 2004
Onde: no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília
Ingressos: R$ 12,00 no local.
Informações
www.accabe.com.br

