São Paulo – A 11ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema começa no dia 10 de agosto, na capital paulista. O evento terá 30 filmes divididos em cinco diferentes categorias. A novidade deste ano é a inclusão de uma categoria exclusiva de desenhos animados, com produções do Iraque e da Palestina.
“São três curtas de animação, dois iraquianos e um palestino. Eles foram produzidos a partir dos desenhos de crianças”, conta Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da mostra. A categoria de desenhos animados recebeu o nome de “Pequenos Olhares” e apresentará as obras Crianças da Guerra, Desenhando por Sonhos Melhores e O Superman Iraquiano. Haverá ainda obras de animação em outras seções da mostra.
O evento é uma realização do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil e com o Serviço Social do Comércio (Sesc). A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é uma das patrocinadoras da mostra.
“A mostra tem sido um sucesso ano após ano. Não houve um ano em que ela não fosse melhor que a outra”, avalia José Farhat, presidente do Icarabe, sobre o sucesso do festival ao longo da última década. “São filmes de primeiríssima [qualidade] que fizeram sucesso em certames internacionais. Será um sucesso como nos anos anteriores”, aposta.
A abertura da mostra ocorre no Cinesesc-SP, a partir das 20 horas. A obra que inicia o evento é Homens de Argila, filme do Marrocos feito em coprodução com Bélgica e França. “Durante a Segunda Guerra Mundial, os franceses foram às suas colônias para recrutar pessoas para lutar contra o nazismo. Cerca de 950 mil pessoas da África do Norte foram lutar contra a Alemanha e essa é a história dessas pessoas”, explica Campos sobre a produção de 2015. O diretor do filme, o marroquino Mourad Boucif, irá participar da sessão.
Campos destaca ainda a exibição da obra O Profeta, baseada no livro do escritor libanês Khalil Gibran. Inserida na categoria “Panorama Mundo Árabe”, que aborda os principais lançamentos cinematográficos nos países do Oriente Médio e Norte da África, a produção é também uma animação.
O filme narra a história da amizade que acontece na ilha imaginária de Orphalese entre a jovem Almitra de oito anos e Mustafa, prisioneiro político que cumpre sua sentença em prisão domiciliar. Após a exibição da obra, haverá um debate sobre o tema com a participação de Jamil Iskandar, professor de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Outra animação de destaque é a produção de Líbano e Catar Ondas 98. O filme mostra a história de Omar e se passa em uma Beirute em clima de recuperação pós-guerra nos anos 1990. Crescer no subúrbio da cidade significou para Omar passar sua adolescência vivendo nas margens, sem nunca ter visitado muitas partes da capital. “A animação ganhou o prêmio de melhor curta do Festival de Cannes do ano passado”, destaca Campos.
Para quem prefere outros gêneros cinematográficos, a mostra irá contar com suspenses, dramas, documentários, aventuras e comédias. Na programação, que tem ainda as categorias “Cinema Palestino”, “Diálogos Árabe-Latinos” e “Imagem, Tempo e Memória” há filmes de curta e de longa-metragem.
Entre os principais títulos do gênero drama está o palestino Ave Maria. Indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2016, o filme retrata a vida cotidiana de uma pequena comunidade religiosa no meio do deserto da Cisjordânia, onde os habitantes fizeram voto de silêncio. Eles acabam tendo suas vidas transformadas com a chegada de uma família de colonos israelenses cujo carro colide com o muro do convento local.
Este ano, a mostra resolveu ainda dar espaço a um diálogo entre diretores brasileiros e árabes. Assim, Campos convidou três cineastas daqui para participar de exibições: Marcelo Masagão, Thiago Mendonça e Luiz Bolognesi. Eles irão debater temáticas relacionadas a alguns dos filmes exibidos, como a questão do tempo e da memória.
Após a abertura, os filmes serão exibidos simultaneamente de 11 a 28 de agosto no Cinesesc-SP, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural São Paulo, Casa das Rosas e na Biblioteca Mário de Andrade.
Serviço
11ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Abertura dia 10 de agosto, às 20 horas
Local: Cinesesc-SP – Rua Augusta, 2075
Exibições de 11 a 28 de agosto
A programação completa será divulgada em breve. Os interessados podem conferir as novidades que vão sendo publicadas na página da mostra no Facebook pelo link http://migre.me/ustnj.