São Paulo – A segunda edição do Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro (FIC RIO) traz dois títulos árabes em sua mostra internacional. Entre os 29 filmes estrangeiros de 22 países, estão o curta Setback of the Spirit, da Jordânia (15 min., 2017, dir. Sa’ed Arouri), e Stigma, do Iraque (15 min., 2020, dir. Jaafar Muraad). O evento online ocorre entre 25 e 30 de abril, e os filmes podem ser vistos gratuitamente pelo canal do festival no Youtube.
Outros títulos internacionais da mostra são produções de países como Reino Unido, França, Áustria, Jamaica, Portugal, Espanha, Taiwan, Rússia, Argentina, México e Peru.
Entre os curtas nacionais estão 58 títulos de 15 estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo. Na mostra de videoclipes, serão oito obras entre Brasil, Cuba e Estados Unidos.
Com o tema A Diversidade no Cinema, o 2° FIC RIO terá a atriz Léa Garcia como homenageada, e a diretora, roteirista e atriz Júlia Katharine como curta-metragista convidada. A curadoria do festival, formada por seus organizadores Ivann Willig e Zeca Teixeira, selecionou um total de 95 trabalhos, composto por curtas-metragens nas categorias de ficção, documentário e animação, além de videoclipes.