São Paulo – A 31ª edição do festival Brasil Jazz Fest, que será realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 30, terá shows de um artista árabe. O músico Anouar Brahem traz para o País seu quarteto em duas apresentações.
De acordo com informações da organização do festival, o tunisiano Brahem terá na companhia do seu alaúde o clarone de Klaus Gesing, mais Bjorn Meyer, no baixo, e Khaled Yassine, na percussão. No Brasil, o grupo irá apresentar o show “The astounding eyes of Rita” (“Os assombrosos olhos de Rita”, em inglês), do álbum de mesmo nome lançado em 2009.
Djibouti, Líbano e a Primavera Árabe, movimento que derrubou governos nos países do Oriente Médio e do Norte da África a partir de 2011, são temas da obra de Brahem, que nasceu em Túnis em 1957 e começou seus primeiros estudos na música ainda na capital tunisiana. Em suas composições, o som do alaúde se une a músicas folclóricas árabes e ao jazz tradicional. O instrumento é similar a um violão e muito utilizado pelos compositores árabes.
Brahem afirmou à ANBA que está “ansioso” pelo show no Brasil. “Será minha primeira vez em um país da América do Sul. Estou muito feliz em poder me apresentar em São Paulo e no Rio e também ansioso, pois será uma plateia completamente nova para mim”, disse, ao telefone, após um ensaio em Paris.
O festival terá, ainda, apresentações do pianista Herbie Hancock e do saxofonista Wayne Shorter, ambos norte-americanos, e do bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda, entre outros. Os ingressos para São Paulo estão esgotados, mas ainda há entradas para a apresentação no Rio de Janeiro.
Serviço
Brasil Jazz Fest – Anouar Brahem
Em São Paulo – ingressos esgotados
Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, Ibirapuera
Anouar Brahem Quartet – 02 de abril, às 21 horas
No Rio de Janeiro – ingressos de R$ 50 a R$ 150
Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Anouar Brahem Quartet – 03 de abril, às 20 horas
Mais informações: http://www.brasiljazzfest.com.br/wpjazz/


