São Paulo – O Festival de Turismo de Gramado, que vai ocorrer no mês de novembro, em Gramado, cidade tradicional do turismo gaúcho, quer atrair expositores e visitantes árabes. As proprietárias da empresa promotora do evento, Marta Rossi – Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, cujos nomes são os mesmos que os da companhia, estiveram ontem (18) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, para discutir, com o coordenador de Desenvolvimento de Mercados, Rodrigo Solano, a participação dos árabes no evento.
Duas empresas da região, as companhias aéreas Qatar Airways, do Catar, e Emirates Airline, dos Emirados Árabes Unidos, já vão ter estandes durante a mostra. As duas têm sedes no Brasil. O Festival de Turismo, porém, que funciona como uma feira, quer atrair também outros empreendedores do segmento, como os próprios governos de países árabes, interessados em promover os destinos turísticos de seus países. A idéia é trazer tanto agentes de viagens, para que conheçam o turismo do Brasil, quanto promotores do turismo árabe.
“O mundo árabe é uma civilização muito interessante, diferente da nossa. E quando fazemos turismo, procuramos culturas diferentes”, afirma Silvia. Ela lembra que o mundo árabe, especialmente Dubai, está muito visível no Brasil. “Uma vez o mundo árabe parecia tão distante. Hoje, a Europa é logo ali, o mundo árabe é um destino muito vislumbrado”, complementa Marta. O Festival de Turismo de Gramado terá expositores de 30 países, entre eles Cuba, Bolívia, Canadá, México e Estados Unidos. A Qatar Airways participa da mostra pelo segundo ano consecutivo e a Emirates estréia no evento.
O Festival de Turismo de Gramado deve atrair neste ano, além de quase duas mil marcas de turismo, como expositoras, cerca de 12 mil visitantes. A feira não é aberta ao público, mas apenas a profissionais do segmento, que obtém credencial após se cadastrarem. Enquanto o grupo de expositores é formado por locadoras, hotéis, empresas de turismo receptivo, de transporte aéreo ou terrestre e parques, que querem vender seus produtos, os visitantes são agentes de viagem interessados em conhecer os serviços expostos.
A feira foi criada pela empresa de Marta e Silvia há vinte anos. A edição que vai ocorrer entre os dias 13 e 16 de novembro é a 20ª. Quando o festival começou a ser promovido eram 40 expositores e 300 e poucos visitantes, lembram as empreendedoras. Hoje atrai visitantes do Brasil inteiro e também do exterior, principalmente de países vizinhos como Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Entre os estados brasileiros, os três do Sul são os que mais têm visitantes na feira. Durante o festival ocorrem também um congresso para discussão de temas que interessam ao segmento, eventos sociais e rodadas de negócios.
Serviço:
Festival de Turismo de Gramado
De 13 a 16 de novembro de 2008
Site: www.festivalturismogramado.com.br
Gramado – Rio Grande do Sul

