São Paulo – O Festival do Minuto tem inscrições abertas para receber vídeos de um minuto sobre os refugiados. O concurso é promovido por uma produtora brasileira, a Um Minuto Marketing e Produções Culturais, mas é voltado para participantes do mundo todo. Na edição atual, além do apoio do Ministério da Cultura, o festival tem parceria da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur). Os vídeos podem ser feitos em inglês, além do português.
De acordo com o produtor do Festival do Minuto, Alexandre Leopoldino, o assunto do refúgio foi escolhido em função da parceria com o Acnur, que procurava uma maneira diferente de divulgar o tema. “O vídeo é um formato de fácil acesso”, afirma o produtor. De acordo com ele, as pessoas podem contar seus sentimentos em relação ao refúgio ou mesmo mostrar as histórias dos refugiados, entre outras possibilidades. O objetivo é apresentar esses imigrantes de forma mais humanizada, não como fugitivos de guerras, e sensibilizar as pessoas para a questão.
O Acnur vai divulgar a iniciativa no exterior e a meta é receber 300 vídeos até o final do período de inscrições. As inscrições foram abertas no dia 01 de março e seguem até 31 de maio. O concurso é aberto tanto para amadores como profissionais e os vídeos podem ser feitos por qualquer equipamento que produza imagens em movimento, desde câmeras de vídeo até câmeras de celular, animação feita no computador, entre outros. O envio dos vídeos é feito exclusivamente pela internet.
Os melhores vídeos serão homenageados no mês de junho, em uma cerimônia sobre o Dia Mundial do Refugiado, que é celebrado em 20 de junho. Os vencedores receberão troféus do Acnur e do Festival do Minuto. O Acnur escolherá um trabalho e o Festival do Minuto escolherá quantos julgar merecedores entre os escritos.
De acordo com Leopoldino, a ideia é estimular a criação dos vídeos e não a competição. A escolha dos homenageados será feita por uma curadoria técnica com participação do Festival do Minuto e do Acnur.
O Festival do Minuto começou a ser promovido em 1991. Ele acontece ao longo do ano e não tem apenas uma edição anual. Logo depois do tema do refugiado, será lançado novo assunto. Já foram temas: família, bolhas de sabão, cores, rios, entre outros. Mas essa é a primeira vez que há uma parceria do Acnur.
Serviço:
Festival do Minuto: Refugiados
Envio de inscrições: 01 de março a 31 de maio de 2016
Inscrições: www.festivaldominuto.com.br
Mais informações: Acnur Brasil (brabrpi@unhcr.org) e Festival do Minuto (alexandre@festivaldominuto.com.br)


