São Paulo – A Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (DGPE FGV) irá desenvolver oito pesquisas sobre as principais características e desafios da educação pública brasileira. Os estudos são resultado de uma parceria celebrada em setembro com a fundação Education Above All, do Catar. O investimento no projeto é de US$ 100 mil e os resultados deverão ser apresentados em até um ano.
De acordo com o superintendente de Negócios e Relações Internacionais da DGPE, Emílio Munaro, o projeto de uma parceria começou em novembro do ano passado. Após Munaro integrar uma missão do setor educacional à Espanha, França, Catar e China, em outubro, a DGPE foi convidada a participar, em novembro, de um evento da iniciativa WISE, que promove a inovação no setor por meio de pesquisas, projetos que desenvolvam a liderança e engajamento de pessoas e instituições.
A partir daquele encontro, as instituições se aproximaram. A fundação do Catar apoia e desenvolve projetos de educação em 60 países. O trabalho abrangerá a América Latina, com foco especial para o Brasil.
Pelo acordo, assinado com o CEO da Education Above All, Fahad Al-Sulaiti, serão realizados, no prazo de um ano, seis policy Papers, que são documentos sobre temas relacionados a um tema específico, neste caso, à educação. Além deles, serão realizados dois estudos de caso, que são avaliações mais específicas sobre um determinado assunto ou instituição. De acordo com informações da FGV, os resultados serão compartilhados com a Education Above All, gestores públicos e profissionais de educação.
Desafios e conquistas da educação no Brasil
A pesquisadora e coordenadora do DGPE, Jaana Nogueira, afirma que os temas de cada pesquisa são independentes e conectados e deverão trazer reflexões sobre acesso à educação básica, evasão escolar e qualidade da educação, entre outros assuntos.
“São estudos que vão analisar problemas que comprometem o acesso à educação, a qualidade da educação, e analisar respostas que vêm sendo dadas seja em âmbito nacional, regional, local para estes desafios”, disse Nogueira em conversa com a ANBA na sexta-feira (4).
Munaro afirmou que a parceria com a Education Above All pode ser ampliada antes mesmo do fim desta etapa. “Existem sinais de que essa nossa parceria está cada vez mais sólida, o que significa que não precisarão aguardar o fim deste primeiro construto para, eventualmente, contratar o segundo, o que dá certa independência entre um e outro”, afirmou.
Alguns dos problemas que hoje se colocam diante da educação brasileira, comentou Munaro, são a evolução da qualidade da educação e o desafio de engajar os jovens para a educação. Por outro lado, entre as conquistas, o Brasil avançou ao atingir a universalização da educação para crianças de até 6 anos. Atualmente, 98,6% delas estão matriculadas em uma escola no Brasil, afirmou Munaro.
Jaana citou como exemplo brasileiro o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que recursos federais são repassados a instituições de educação básica públicas, filantrópicas e comunitárias para oferta de refeições e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis de seus estudantes.
Seminário durante o G20
Um outro trabalho conjunto entre DGPE e Education Above All é a realização do seminário “Catalisando Mudanças: O Papel da Educação na Construção de um Futuro Justo e Sustentável alinhado com as Prioridades do G20 no Brasil” em 19 de novembro, na sede da FGV no Rio de Janeiro. Este encontro prevê um café da manhã entre 7h30 e 9h para autoridades, entre as quais do Brasil e do Catar, além de representantes de órgão internacionais. A partir das 10h e durante todo o dia, especialistas do setor irão debater diversos temas que envolvem a educação.
Este seminário é um dos eventos paralelos ao encontro do G20 – grupo das maiores economias globais – que neste ano é presidido pelo Brasil. Em 18 e 19 de novembro, presidentes e representantes dos países do G20 irão se reunir no Rio para a cúpula do evento.
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