Da Agência CNI
Curitiba – O Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) pretendem ensinar como reduzir pela metade o custo de armazenagem de mercadorias no exterior. Em 19 de setembro as duas instituições realizam, em Curitiba, um ciclo de palestras para informar aos exportadores paranaenses o funcionamento do Centro de Distribuição (CD) de Miami e os que estão previstos para a Europa, Ásia e países árabes.
"O empresário brasileiro gasta muito para armazenar seus produtos no exterior. Com o Centro de Distribuição, o governo federal subsidia o custo de armazenagem, permitindo que o exportador se torne mais competitivo", explicou o coordenador de Novos Negócios da Fiep, Henrique Santos, acrescentando que o próximo CD será instalado em Frankfurt (Alemanha).
"É um conceito novo no Brasil e por isto estamos trazendo especialistas para falar do tema", disse. Participarão do evento a coordenadora do Centro de Disitribuição de Miami, Sílvia Pierson, e o diretor geral do programa da Apex, Diogo Akitaya.
Sílvia Pierson informou que a proposta é que os CDs sejam utilizados como locais para negociação e manutenção de estoque de produtos por empresas exportadoras brasileiras, previamente selecionadas. O fato da mercadoria se encontrar no país onde a venda será realizada torna a entrega mais rápida e ajuda no cumprimento de compromissos pós-vendas.
O diretor do programa, Diogo Akitaya, disse que os mil metros quadrados do CD-Apex de Miami ainda não foram totalmente ocupados. Quando o CD tiver sua capacidade de armazenamento esgotada, outras unidades poderão ser contratadas pela Apex-Brasil.
Para participar do CD-Apex, as micro, pequenas e médias empresas devem conhecer os trâmites do comércio exterior. A mensalidade fixa para cada empresa participante do CD-Apex de Miami é US$ 800. Despesas com despachantes são por conta das empresas.

