São Paulo – A edição deste ano da principal feira de construção do Oriente Médio, a Big Five, será realizada em novembro. E, como faz todos os anos, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) já começou a preparar uma missão para participar do evento em Dubai, que terá entre 30 e 35 representantes de empresas ou instituições catarinenses. A coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Fiesc, Tatiani Leal, visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira na sexta-feira (8) para organizar a visita da missão catarinense.
A Fiesc participa da Big Five desde 2006. Desde então, sempre teve o apoio da Câmara Árabe "Participamos deste evento porque é a principal feira do setor no Oriente Médio. Sempre vamos para lá para observar as tendências do setor para poder participar dele ou trazer conhecimento para cá", diz Tatiani. Esta será a 31ª edição da Big Five. A feira é a principal do setor de construção civil no Oriente Médio e Norte da África. A edição do ano passado recebeu visitantes de 124 países.
A Big Five deste ano será realizada entre os dias 21 e 24 de novembro. A missão da Fiesc na região, no entanto, começa antes, no dia 18, e termina depois, no dia 26. Não é à toa. Os catarinenses irão participar de seminários e palestras, visitarão obras em Dubai e também em Abu Dhabi, emirado que já no ano passado atraiu a atenção dos empresários. "Em 2010 nossa passagem por lá (Abu Dhabi) foi muito rápida, mas impressionou os visitantes. Este ano deveremos ficar mais tempo para conhecer algumas construções e parques temáticos", diz Tatiani.
Esta é a única feira do Oriente Médio que tem a participação da Fiesc. Tatiani afirma, no entanto, que Santa Catarina pode se beneficiar de mais eventos, de outros setores. "Temos potencial no setor de alimentos e no agroindustrial e podemos ganhar com isso. Às vezes, temos uma empresa que é exportadora, mas não conhece o mercado do Oriente Médio e acaba investindo nos mercados tradicionais em vez de explorar um novo potencial", diz.