São Paulo – A Federação Internacional de Futebol (FIFA), afirmou nesta segunda-feira (08), por meio de um comunicado, que está analisando a possibilidade de realizar a Copa do Mundo de 2022, que será no Catar, no inverno e não no verão, como previsto. A informação foi divulgada após a realização de uma reunião de executivos da FIFA e representantes de federações de futebol internacionais realizada na sede da FIFA em Zurique, na Suíça.
De acordo com o documento, o principal objetivo do encontro desta segunda-feira foi discutir o calendário do futebol para o período 2018-2024, mas a Copa do Catar foi o principal assunto debatido. “As discussões ficaram em tornoo da Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, e os participantes foram apresentados à informação sobre as implicações de realizar o evento no inverno em vez de no verão, como proposto pelo comitê executivo da FIFA”, afirma a nota.
O documento não explica o motivo pelo qual essas alternativas foram apresentadas, mas o presidente da FIFA, Joseph Blatter, já havia dito que não trocaria as datas do evento por causa do calor do Catar no verão. As temperaturas no país passam de 40 graus Celsius em julho.
O documento da FIFA afirma que outras reuniões sobre o calendário do futebol nos próximos anos serão realizadas. O próximo encontro está previsto para novembro e outra reunião deverá ser agendada para fevereiro de 2015.

