São Paulo – Ele é especialista em saúde, mas também tem o tino dos negócios típico dos árabes. Com esses dois atributos um filho de libaneses ganhou notabilidade no Brasil ao unir o empreendedorismo à odontologia e à medicina. Paulo Zahr passou de dentista a empresário multimilionário na área de saúde ao longo de quase 30 anos. Hoje, o filho de libaneses administra seus dois negócios de sucesso, a OdontoCompany, rede de franquias de consultórios odontológicos a preços populares, e a PartMed, que oferece atendimento médico particular com o mesmo modelo de financiamento.
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Seus pais vieram para o Brasil em 1956, de Beirute, no Líbano, e foram morar em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Sua mãe era dona de casa e seu pai tinha uma loja de roupas e tecidos na cidade, na qual Zahr ajudava a vender. “Desde pequeno eu brincava e ajudava na loja do meu pai, eu era um bom vendedor”, disse Zahr em entrevista à ANBA.
Além do talento para os negócios, Zahr também herdou da família a paixão pela área da saúde. “Meus pais sempre me incentivaram a seguir carreira na área de saúde, um grande sonho de uma família árabe é ter um filho médico”, disse ele. O empresário conta que "o dentista, no Líbano, é o médico dos dentes”, sobre o prestígio igual que têm ambas as profissões no país árabe.
Zahr se formou em odontologia na cidade paulista de Presidente Prudente em 1989, e em 1990 abriu seu primeiro consultório odontológico em São José do Rio Preto. Ali nasceu a OdontoCompany e começou sua jornada empreendedora. Na época, ele percebeu que muitos pacientes de menor renda não tinham acesso a tratamentos caros, como aparelhos ortodônticos, próteses e implantes. Foi então que decidiu implementar uma forma de pagamento que acomodasse as necessidades dessas pessoas.
Ele começou a oferecer a opção de crédito para seus clientes, parcelando os tratamentos mais custosos em até 30 vezes sem juros. No primeiro ano, foram financiados mais de cinco mil aparelhos ortodônticos. Aos poucos, o consultório se tornou uma empresa e foi crescendo. "Muitos colegas me procuravam querendo dicas para aplicar o mesmo modelo de negócios, muito utilizado até hoje", comentou.
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Em 2010, Zahr conheceu o empresário José Carlos Semenzato, fundador de uma holding de franquias. Ele então parou de atender como dentista para se dedicar totalmente à carreira de empresário. Junto com Semenzato, fundou a rede de franquias da OdontoCompany e o negócio explodiu. Hoje, a maior rede de clínicas odontológicas do País soma 425 consultórios, sendo 300 já inaugurados, seis milhões de pacientes atendidos e um faturamento de R$ 220 milhões só em 2017. Por dia, nove mil pessoas são atendidas em toda a rede.
Semenzato e Zahr abriram mais recentemente uma rede de franquias de atendimento médico particular, também a preços populares e sistema de financiamento a prazo, a PartMed. A rede médica tem 70 contratos de franquia, sendo que 24 unidades foram inauguradas até o fim de janeiro. A empresa faturou R$ 2 milhões no ano passado. “Estamos com uma média de quatro a seis unidades abertas por mês, e já atendemos 1.600 clientes por dia”, disse Zahr.
Hoje as franquias OdontoCompany estão presentes em 20 estados brasileiros, e uma grande tendência é estabelecer consultórios em shopping centers. “A ideia surgiu por ser um local que traz comodidade e segurança para as pessoas, que usam os shoppings para serviços diversos como compras de supermercado e academias”, contou Zahr. A rede já conta com 10 unidades em shoppings, concentradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.