São Paulo – A 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz treze filmes árabes entre as 350 obras de mais de 60 países que compõem a exibição. O evento acontece de 19 de outubro a 02 de novembro em 28 espaços da capital paulista, entre salas de cinema, museus e instituições culturais.
Os filmes foram produzidos em 2011 e 2012 em países como Argélia, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Jordânia, Palestina, Líbano, Marrocos e Síria. Os temas abordados vão desde dramas familiares até os conflitos sociais que marcaram a Primavera Árabe.
Um dos destaques entre os títulos exibidos é A última estação, do diretor fluminense Márcio Curi. A produção conjunta entre Brasil e Líbano conta a história do adolescente libanês Tarik, que vem ao Brasil em 1950, em um navio no qual faz amizades com outros meninos árabes. Em 2001, depois de ter perdido a mulher, ele sai pelo País, junto com sua filha Samia, em busca dos amigos que fez há mais de 50 anos.
O documentário Enchente no país do Baath, do cineasta sírio Omar Amiralay, mostra o colapso das obras de infraestrutura na região da aldeia de Al-Machi, resultado dos mais de 30 anos de governo do partido Baath na Síria. Na ficção Quando vi você, o jovem palestino Terek e sua mãe Ghaydaa atravessam a fronteira com a Jordânia para viver em um campo de refugiados. Com dificuldades para se acostumar com a vida no campo e esperando reencontrar seu pai, Tarek procura uma saída para aquela situação.
Os demais títulos árabes que integram a mostra são El Gusto (Argélia), Sombra do mar (Emirados Árabes), 111 Garotas (Iraque), A última sexta-feira (Jordânia), Os descrentes (Marrocos), Tenho 11 anos (Marrocos), Água (Palestina), Herança (Palestina), Eu sou quem traz flores para o túmulo dela (Síria) e O incubador do sol (Síria). Algumas destas produções foram feitas em conjunto com países não árabes do Oriente Médio ou com países da Europa.
A mostra também exibe uma seleção de filmes clássicos em cópias restauradas. Entre as obras selecionadas para esta edição está Lawrence da Arábia, produção do Reino Unido, de 1962, que conta a história de T.E. Lawrence, tenente do exército inglês no Norte da África que, durante a 1ª Guerra Mundial, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando com a união das tribos árabes contra os turcos. O filme foi vencedor de sete Oscars.
Serviço
36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
De 19 de outubro a 02 de novembro
A programação completa do evento está disponível no site www.mostra.org.

