São Paulo – O Brasil e a Jordânia têm produções indicadas para a edição deste ano do principal prêmio do cinema, o Oscar. Os escolhidos foram anunciados nesta quinta-feira (14) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O brasileiro “O Menino e o Mundo” concorre na categoria “Melhor animação” e o jordaniano “Theeb” disputa o prêmio de “Melhor filme estrangeiro”.
“Theeb”, do diretor britânico de origem jordaniana Naji Abu Nowar, é a primeira produção da Jordânia a concorrer ao Oscar. O filme retrata a história de dois irmãos órfãos, Hussein e Theeb, que vivem em 1916 como nômades na região da província de Hejaz, que fica no oeste da atual Arábia Saudita.
Um oficial britânico pede aos irmãos para ajudá-lo a encontrar uma região estratégica para o Império Otomano. Os caminhos, contudo, se revelam perigosos e traiçoeiros. O filme fez parte da programação da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada em São Paulo no ano passado. “Cinco graças” (França), “Embrace the serpent” (Colômbia), “O filho de Saul” (Hungria) e “A war” (Dinamarca) concorrem na mesma categoria.
Em “O Menino e o Mundo”, um menino que vive em uma cidade isolada decide se aventurar numa missão em busca do pai. Por meio do olhar da criança, a animação aborda os desafios culturais, políticos e econômicos atuais. A produção de Alê Abreu irá disputar o prêmio com “Divertida mente”, “Anomalisa”, “Shaun, o carneiro” e “Quando estou com Marnie”.

