Rio de Janeiro – A responsabilidade de apitar a final do Mundial de Clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) entre o inglês Liverpool e o brasileiro Flamengo, em Doha, no Catar, será de um trio de arbitragem do próprio país árabe. A partida ocorre nesta sábado, às 14h30, horário de Brasília. O juiz principal Abdulrahman Al Jassim (foto, em partida entre times catarianos) vai ter o auxílio dos bandeirinhas Taleb Al Marri e Saoud Ahmed Almaqleh. Já o árbitro de vídeo (VAR) vai estar a cargo espanhol Juan Martinez Munuera.
Com 32 anos, esta será a partida mais importante da carreira de Al Jassim. Ele é árbitro da Fifa desde 2013 e participou de partidas na Copa do Rússia 2018 no comando do VAR.
Ao todo, nove juízes estão destacados para fiscalizar e cumprir as regras do jogo. Entre eles, Atkins Kyle, dos Estados Unidos, e Esteban Ostojich, como assistentes do árbitro de vídeo.
Já o quarto árbitro, escalado para substituir o juiz principal em uma eventual emergência, é o argelino Mustapha Ghorbal.
Em 2018, o norte-americano Jair Marrufo, filho de um juiz mexicano, foi o árbitro da final entre Real Madrid e Al Ain.