São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma concessão de financiamento que terá como contrapartida o compromisso público de realização de inventário de gases de efeito estufa. De acordo com material divulgado pela instituição financeira nesta segunda-feira (11), o fato é inédito.
Foi concedido crédito de R$ 32 milhões Grupo Cipalam, produtor de aços laminados de Ipatinga, no estado de Minas Gerais. Segundo o BNDES, o inventário de gases de efeito estufa permite o monitoramento das fontes de emissão destes resíduos com o objetivo de diminuí-la. O Cipalam contratou consultoria para a realização deste trabalho.
O financiamento foi dado dentro do programa BNDES Crédito ASG, que oferta condições financeiras mais atrativas para clientes que comprovem a melhoria de indicadores e práticas eficientes na área ambiental, social e de governança.
A concessão do crédito também estipula que a empresa apresente o certificado ambiental ISO 14001 e requer mais três contrapartidas: criação e divulgação no site da empresa de política de responsabilidade socioambiental, incorporação de focos prioritários em educação e diversidade na política social do cliente e apresentação de relatório de sustentabilidade.