São Paulo – Os laboratórios da Rhodia no Brasil já viraram referência de modernas tecnologias para o desenvolvimento de fios inteligentes que prometem desde melhorar a performance esportiva até tratar a celulite de quem usa roupas que os têm como matéria-prima. Os lançamentos produzidos no país, com exclusividade, em breve serão exportados para o mundo.
“A Rhodia tem investido continuamente na inovação para o desenvolvimento de fios altamente diferenciados, com propriedades inéditas, e o Brasil virou piloto no desenvolvimento de novas tecnologias”, afirma a gerente de marketing da Rhodia, Elizabeth Haidar.
O fio Emana, por exemplo, traz cristais bioativos que ativam a microcirculação sanguínea melhorando a performance esportiva e auxiliando no combate a problemas como celulite. "Você sente o resultado na pele", destaca a gerente. Já o fio Allumé Silk, desenvolvido em parceria com a fabricante de lingerie Liz, resulta num tecido muito fino e tem o toque suave da seda, com as mesmas características de durabilidade.
“Os lançamentos foram desenvolvidos pela equipe brasileira, com profissionais das áreas de eletrônica, química e têxtil, por aproximadamente três anos”, diz Elizabeth. Segundo ela, a Rhodia adotou como linha prioritária desenvolver respostas aos sinais que o corpo emite. “Estabelecemos parcerias com universidades para criar fios que protegem contra raios solares para serem usados em uniformes, em roupas esportivas, roupas de praia”, afirma. "Há também o Biotech, para controle da proliferação de bactérias que causam odores desagradáveis", acrescenta.
No Brasil, a Rhodia já fechou o fornecimento das novas tecnologias Emana e Allumé com quatro fabricantes: Scala Trifil, Affinity Berlan, Rosset e Santa Constância. E tudo indica que a tecnologia brasileira em breve chegará aos países árabes, pois a Scala, líder na comercialização nacional de meias, já exporta para Líbano, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Síria, Catar e Jordânia.
De acordo com a diretora, no segundo semestre a empresa fará uma campanha junto aos consumidores para falar sobre as vantagens dos fios tecnológicos como o Emana, que foi lançado no Salão Moda Brasil 2009, evento que começou no último domingo e encerra hoje (30), no Expo Center Norte, em São Paulo.
O Salão reúne 400 expositores de moda íntima, moda praia, moda masculina, fitness, têxtil e aviamentos. Nesta edição o evento foi ampliado e recebeu a participação de compradores internacionais do Equador, Portugal, Chile, Grécia, Peru, Itália, Paraguai e Uruguai.
Sobre a Rhodia
A Rhodia é uma multinacional francesa que emprega 14.500 pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,8 bilhões de euros no ano passado. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).
Estruturado em seis empresas, o grupo Rhodia é parceiro dos maiores players mundiais em diferentes mercados: agroquímicos e nutrição animal, automotivo, bens de consumo e têxtil, eletro eletrônicos, energia e abatimento de gases de efeito estufa, aromas e fragrâncias, saúde, cuidados pessoais, indústria e processos.

