São Paulo – A agência Fitch Ratings elevou hoje (04) a classificação de risco IDR (Issuer Default Rating) do Kuwait de "AA-" para "AA". A sigla se refere à capacidade que um país ou instituição tem de cumprir com seus compromissos financeiros – isto é, pagar suas dívidas. A informação foi divulgada pelo site de notícias AME Info.
"A alta do petróleo gerou receitas acima do esperado, e o Kuwait usou grande parte desse capital para fortalecer sua economia", disse Charles Seville, diretor associado da Fitch. "O país teve um superávit fiscal correspondente a 40% de seu PIB no ano fiscal encerrado em março de 2008", afirmou.
Ainda segundo o site AME Info, desde que o Banco Central do Kuwait re-atrelou a moeda do país (o dinar) a uma cesta de moedas estrangeiras, em maio de 2007, o governo do país árabe ganhou flexibilidade para implementar políticas monetárias de controle do fluxo de capital especulativo. O dinar teve valorização de 9% em relação ao dólar dos Estados Unidos desde então. A inflação continuou crescendo no país, mas a Fitch acredita que ela deverá sofrer uma redução gradual, em conseqüência da redução recente no preço dos alimentos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

