Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O embaixador do Kuwait em Brasília, Waleed Al-Kandari, visitou sexta-feira (09) o resort e spa Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina, e ficou interessado em incluir o local na rota turística do Kuwait. Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que acompanhou o embaixador, Al-Kandari vai indicar o local para as agências de turismo do país árabe.
"O embaixador adorou o resort e ficou muito entusiasmado", afirmou Alaby. De acordo com ele, agências de viagens do Kuwait já estão programando visitar o Brasil até o começo do próximo ano. O resort, que está localizado na Praia do Santinho, tem área total de 1 milhão de metros quadrados, sendo 300 mil de área construída.
Al-Kandari e Alaby foram recebidos pelo diretor comercial adjunto do resort, Rafael Pires, que apresentou as instalações. No total, são 685 apartamentos, sendo 14 vilas, que incluem até quatro dormitórios. Na ala internacional, as suítes são dividas nas categorias imperial, master, luxo e junior. O hotel conta com 14 piscinas, seis restaurantes, cinco bares, fitness center, quadras poliesportivas, paredes de escaladas e equipes de recreação. As diárias para casal variam de R$ 685 a R$ 1,4 mil, tendo meia pensão incluída.
Em outubro, o Costão do Santinho foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor resort de praia do Brasil durante o evento Melhores do Turismo, promovido pela revista Viagem e Turismo.
Na sexta-feira à tarde, o embaixador visitou ainda o Banco Estadual de Santa Catarina (Besc), onde falou sobre o Fundo de Desenvolvimento do Kuwait, que atua em mais de 100 países fazendo empréstimos para projetos sócio-econômicos. No banco, Al-Kandari e Alaby foram recebidos pelo diretor de administração de recursos de terceiros, Luiz Gastão de Lara, pelo superintendente adjunto de acompanhamento de negócios e análise de operações, Israel Samar de Sousa, e pela assessora técnica da carteira de câmbio, Jucélia Terezinha Macedo da Silva.
O embaixador, que chegou em Santa Catarina quarta-feira passada e foi embora na sexta-feira, visitou empresas de grande porte, como a Weg, fabricante de motores elétricos, e a Electro Aço Altona, de autopeças para indústria. Ele visitou ainda a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o governador do estado, Luiz Henrique da Silveira. O objetivo da viagem era divulgar o Kuwait e conhecer o potencial econômico e turístico do estado. Segundo Alaby, o embaixador pretende fazer uma nova viagem no próximo ano para um estado do Nordeste brasileiro, ainda não definido.

