Algérie Presse Service*
Washington – De acordo com o mais recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), publicado na quinta-feira (08) em Washington, a Argélia teve um "crescimento econômico constante" em 2006, graças à estabilidade política e à boa situação financeira do país.
O Fundo enviou uma missão a Argel, capital da Argélia, em outubro de 2006 para avaliar as condições econômicas do país. De acordo com o Fundo, a "maior estabilidade política e a situação financeira favorável da Argélia geram excelentes oportunidades para a obtenção de uma alta taxa de crescimento e a redução do índice de desemprego, ao mesmo tempo mantendo a estabilidade macroeconômica".
A Argélia é o segundo maior país da África e tem acesso ao Mar Mediterrâneo. Mais de 80% do território argelino é ocupado pelo deserto do Saara, onde há grandes reservas de hidrocarbonetos (petróleo e gás).
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o produto interno bruto (PIB) do país chegou a US$ 98,5 bilhões em 2006. Em 2006, a corrente comercial entre o Brasil e a Argélia (exportações mais importações) ficou em US$ 2,4 bilhões.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum com informações da redação da ANBA