Da Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) está razoavelmente otimista em relação às perspectivas de crescimento mundial. A conclusão faz parte do relatório "World Economic Outlook", divulgado hoje em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como parte dos eventos que antecedem a Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Mundial e do FMI.
No relatório, o Fundo prevê crescimento de 3,2% para a economia mundial neste ano. Para 2004, espera-se expansão de 4,1%.
"As incertezas geopolíticas mais imediatas cederam, de alguma forma, os efeitos da bolha especulativa nas bolsas de valores estão se dissipando e as políticas de estímulo (adotadas por muitos países) começam a dar frutos", disse o diretor do Departamento de Pesquisas do FMI, Kenneth Rogoff, numa coletiva de imprensa.
Rogoff ressaltou, porém, que o crescimento não vai ser homogêneo. "Nos Estados Unidos e na Ásia, a grande questão é: quando tempo a expansão poderá se sustentar, enquanto a Europa ainda está lutando para virar a esquina", declarou.
A situação do Japão, disse o diretor do FMI, "está melhorando", mas continua incerta.
Calendário de eventos
A reunião anual do conselho do Banco Mundial e do FMI ocorre, oficialmente, nos dias 23 e 24 de setembro, mas o governo dos Emirados Árabes organizou um extenso calendário de palestras e exposições que começou hoje.
Amanhã, o Banco Mundial divulga um estudo sobre o mercado de trabalho no Oriente Médio e Norte da África e, no sábado, anuncia um relatório sobre o Iraque.
Também haverá discussões sobre as economias da América Latina e da Ásia. É a primeira vez que um país árabe sedia esse encontro do FMI e do Banco Mundial.