Da Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, documento sobre perspectivas econômicas para os países árabes.
O documento prevê crescimento econômico de 5,2% para os países do Oriente Médio e Norte da África neste ano. Para 2004, a estimativa é de uma expansão um pouco menor, mas ainda assim expressiva, de 4%.
O diretor do Departamento de Pesquisas do FMI, Kenneth Rogoff, responsável pela divulgação da pesquisa, ressaltou que um "crescimento de longo prazo depende de questões estruturais".
Uma dessas questões é o preço do petróleo. Rogoff explicou que a previsão para o preço do barril em 2004 é de US$ 25. Mas, ressaltou, é díficil fazer estimamtivas precisas a longo prazo.
Os países árabes – em especial os que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes, Kuwait e Omã) – passaram por grandes transformações sócio-econômicas nas últimas décadas.
Segundo o relatório do FMI, essas transformações foram realizadas graças ao uso das receitas do petróleo em obras de infra-estrutura, programas de geração de emprego e de melhoria dos indicadores sociais.
Kenneth Rogoff acrescentou ainda que os países árabes têm conseguido manter o déficit externo sob controle e o nível de reservas internacionais, em patamares suficientes para garantir o equilíbrio das contas externas.