Agência Brasil
Recife – Pernambuco deve contar com um Centro de Excelência para formar mão-de-obra especializada na área de petróleo e gás natural. O projeto está em fase de negociação com as instituições parcerias, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai), Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Centro Federal de Educação Tecnológica, universidades e entidades de ensino e pesquisa.
A idéia é atender a demanda de mão-de-obra criada pela refinaria de Petróleo Abreu e Lima, a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. O projeto da refinaria é resultado de parceria firmada entre a Petrobras e a estatal de Petróleo de Venezuela (PDVSA), em parceria com o governo de Pernambuco.
De acordo com Frederico Cavalcanti, diretor de Programas e Projetos do Itep, entre os cursos de níveis médio e superior a serem oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp), estão abastecimento, saúde, meio ambiente, segurança, inspeção de dutos e corrosão.

