São Paulo – A fabricante mineira de pão de queijo Forno de Minas vai exportar o primeiro lote do produto para os países árabes no primeiro trimestre de 2014. A empresa se associou a um parceiro local que irá receber a carga em Dubai e distribuir para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã, Egito, Marrocos, Kuwait, Líbano e Jordânia.
De acordo com a gerente de Comércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, a empresa aguarda o registro das embalagens para exportar o primeiro contêiner para a região. Pacotes estão traduzidos para o idioma árabe, a linha de produção recebeu o certificado halal (regras de produção determinadas pelo islamismo) e o contrato com o sócio está assinado. A primeira remessa de produtos terá aproximadamente 26 toneladas e será vendida em supermercados, hotéis, restaurantes e cafés.
“O Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e o público de lá aceita as novidades neste segmento. O Brasil é muito bem visto por eles, então acreditamos que há grande chance de o pão de queijo, que é um produto novo, fazer sucesso”, afirmou Cioba. A gerente de exportação aposta que a venda do pão de queijo em hotéis e cafés servirá como uma “degustação” e poderá levar os consumidores a procurar o produto congelado nos supermercados.
“A venda em restaurantes, hotéis e nos cafés vai gerar experimentação para o consumidor, o que não acontece quando o produto está congelado. No entanto, se ele já conhecer o pão de queijo, a chance de comprar o pacote no supermercado é maior. Por isso, queríamos que ele chegasse às grandes redes (de varejo) e também ao setor de hotéis e restaurantes”, disse. Ela também observa que o alto poder aquisitivo dos países do Golfo e as oportunidades deste mercado em crescimento são ingredientes que podem fazer o sucesso do pão de queijo.
Atualmente, as exportações da Forno de Minas correspondem a 10% do faturamento da empresa, que também fabrica folheados, waffles e empadas, entre outros. A previsão para 2014 é obter aumento de 35% a 40% na receita da companhia e crescimento de 70% nas exportações. Neste projeto, diz Cioba, fazer sucesso no mercado árabe é fundamental. A empresa já exporta para Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile e Uruguai. Entre estes, os Estados Unidos são o principal cliente, seguidos por Portugal. São países em que há grande quantidade de brasileiros, público fiel ao pão de queijo.
A executiva afirma que os países árabes sempre fizeram parte do plano de negócios da Forno de Minas. No fim de 2012 a empresa foi procurada pelo parceiro de Dubai, que propôs vender seus produtos na região. “Queremos ser parceiros deles, acompanhar as vendas. Vamos viajar para a região quando necessário, poderemos participar de feiras. Queremos novos pedidos”, disse Cioba.


