São Paulo – A edição deste ano do Fórum Econômico de Jeddah, na Arábia Saudita, vai discutir as formas de gerar empregos e promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. O evento será realizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah de quarta (18) a sexta-feira (20). A Câmara de Comércio Árabe Brasileira estará presente no encontro.
O tema escolhido é “O crescimento por meio da juventude”. Palestras e debates irão discutir formas de promover a geração de empregos entre jovens profissionais por meio de investimentos em turismo e em infraestrutura de transportes. De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos desafios para os países árabes é gerar empregos entre os jovens.
No levantamento anual sobre o desempenho da Arábia Saudita, divulgado em julho de 2013, por exemplo, o Fundo afirma que a força de trabalho do país árabe deverá crescer 3,5% ao ano nos próximos dez anos. Para absorver essa quantidade de trabalhadores, o país precisa investir no desenvolvimento do setor privado, pois apenas o serviço público não será capaz de empregar todos os novos trabalhadores sauditas.
As palestras serão apresentadas por integrantes de estatais, de órgãos do governo saudita, por pesquisadores de diversos países e executivos do setor privado.
O vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da petrolífera Saudi Aramco, Motassim Al-Ma’ashouq, e o professor Xavier Sala-i-Martin, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, irão participar do debate “A necessidade de reformas no ambiente de negócios”, na quarta-feira (19).
No dia 20, o cofundador do Facebook Chris Hughes irá apresentar outra palestra: “Empreendedorismo global em ação”. A agenda paralela do encontro terá debates sobre a promoção de empregos entre as mulheres jovens.
O fórum foi criado em 2000 e todos os anos recebe cidadãos de 60 países, entre empresários, executivos, representantes de governos, de instituições de classe e de universidades. O diretor que irá representar a Câmara Árabe no evento, Mohamad Mourad, afirmou que irá aproveitar a ocasião para apresentar a instituição aos participantes do encontro.
“Esse fórum é uma forma de fazer networking (contatos), é uma oportunidade para ver e ser visto. Vou apresentar a Câmara Árabe aos participantes, alguns deles serão representantes de grandes empresas com grande capacidade de investimentos. Vou conversar com eles para saber como podemos interagir”, disse Mourad.


