São Paulo – A participação latino-americana é esperada no Fórum Internacional do Investidor Árabe (AiiF, na sigla em inglês), que vai ocorrer entre os dias 18 e 20 de maio no prédio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, na França. O encontro tem por objetivo destacar os negócios sustentáveis e colocará num mesmo ambiente líderes de projetos com esse perfil e investidores. Na foto acima, uma edição anterior do evento.
Os organizadores nomearam o ex-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o empresário Rubens Hannun, como vice-presidente do Conselho de Curadores para Relações com a América Latina do fórum e esperam a participação da região tanto como público quanto nos debates e nas inscrições do prêmio que promovem. Hannun é presidente da H2R Pesquisas Avançadas, membro do Conselho de Orientação e Deliberação da Câmara Árabe e cônsul honorário da Tunísia no estado de São Paulo.
Em entrevista à reportagem da ANBA, o fundador e secretário-geral do encontro, Natheem Sabbah, afirmou que é muito importante a participação da América Latina em função do papel relevante que a região ocupa atualmente no mundo. Ele conta que os líderes do fórum encontram dificuldades de saber onde estão as necessidades de apoio sustentável na região em infraestrutura, educação e cultura.
Hannun acredita que é importante que a América Latina ocupe o espaço que está sendo aberto pela primeira vez. “É uma vitrine para os países da América Latina junto aos investidores árabes”, diz. Hannun vê que será uma oportunidade para mostrar os projetos de desenvolvimento sustentável latino-americanos, tanto para investimentos como para que os árabes saibam que existe um trabalho na área. “Inclusive no agronegócio”, diz, lembrando que os países da América Latina fornecem alimentos ao mercado árabe.
A Câmara Árabe apoia a realização do fórum. Como vice-presidente para América Latina, Hannun está negociando com a liderança do fórum o espaço de conteúdo voltado para a região no evento. Ele alerta que, além disso, há uma possibilidade muito boa de networking para quem participa, inclusive de agendamento de conversas com investidores. E há ainda o prêmio promovido que pode colocar em evidência junto aos árabes os projetos ganhadores. Também há espaço para patrocinar o evento.
Sabbah afirma que o fórum é diferente de outras iniciativas porque tem como foco a sustentabilidade, o papel das mulheres e da juventude, e investimentos que não visam apenas o lucro. “O investimento verdadeiro é o investimento no ser humano”, disse o secretário-geral. Investimentos focados apenas nos ganhos impedem a cultura, a educação, os diretos das mulheres e força da juventude de aparecerem, segundo ele.
O fórum tem como proposta ser uma plataforma global para identificar, promover e expandir o investimento sustentável no mundo árabe e outras regiões. A ideia é ser uma referência na área e servir para conexão dos participantes com oportunidades de investimentos internacionais, troca de conhecimento e melhores práticas, e networking entre empresários e acadêmicos envolvidos com sustentabilidade.
O encontro, que está em sua sexta edição, recebe cerca de 1.200 pessoas de 60 países, entre ministros, executivos de empresas e mercado financeiro, chefes de agências de promoção de investimentos, especialistas em localizar investimentos internacionais, líderes de organismos internacionais, acadêmicos, representantes da mídia e outros públicos.
Prêmio
Um dos pontos altos do fórum é o Prêmio Investidor Árabe (AIA, na sigla em inglês). A premiação é um reconhecimento aos projetos e pessoas por seu trabalho pela sustentabilidade. O prêmio não oferece recursos financeiros, mas os vencedores são colocados em evidência junto aos investidores presentes no evento. De acordo com Sabbah, o objetivo é conhecer pessoas talentosas e apresentá-las a interessados, fazer uma ligação entre elas e os investidores.
O site do fórum informa que o prêmio visa reconhecer empresas economicamente e ambientalmente responsáveis e indivíduos com desempenho excepcional em investimento sustentável. O prêmio é voltado a Empresas e Entidades Governamentais e Privadas, Indivíduos e Jovens. Cada um dos três grupos é premiado em seis categorias: Criatividade e Inovação, Impacto do Investimento, Aplicações Verdes, Responsabilidade Social Corporativa, Governança Corporativa e Equilíbrio de Gênero. Também há um prêmio especial para jovens empreendedores.
Sabbah conta que está conversando com Rubens Hannun sobre a possibilidade de criar um prêmio voltado exclusivamente para a América Latina na próxima edição do fórum. Enquanto isso, porém, projetos e pessoas da região podem se inscrever para o prêmio geral do Fórum Internacional do Investidor Árabe. Não há uma data definida para recebimento de aplicações da região, mas a organização informa que elas podem ser feitas atualmente.
O evento acontecerá em Paris, mas a sede da organização do fórum é Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A iniciativa começou por incentivo do governo local e tem apoio oficial. O fórum tem outras atividades e ações desenvolvidas, entre elas um centro de pesquisas estratégicas.
Serviço:
6º Fórum Internacional do Investidor Árabe (AiiF)
De 18 a 20 de maio de 2022
Prédio da Unesco – Paris – França
Mais informações sobre o fórum e o prêmio aqui
E-mail: aiif@arabinvestorforum.com