Silwan Abbassi*
Brasília – Começou hoje (26) em Damasco, capital da Síria, o 5° Fórum da Indústria de Alimentos. O evento está sendo organizado pelo Ministério da Indústria do país em cooperação com o Centro de Negócios Sírio-Europeu. As informações são do jornal árabe Asharq Alawsat.
Noha Chaq, diretor do Centro de Negócios Sírio-Europeu, afirmou que o objetivo do fórum é fortalecer o papel dos setores público na transição do setor para uma economia de mercado com responsabilidade social. De acordo com Chaq, esse processo já foi iniciado em outros setores.
O fórum vai analisar a cadeia produtiva de alimentos com maior valor agregado, como azeite de oliva enlatado e estudar as possibilidades para os setores público e privado. Durante o evento será realizada ainda uma palestra sobre qualidade na indústria.
A indústria de alimentos, que inclui os setores agrícola e industrial, tem uma participação importante na economia síria. São 4.463 fábricas de alimentos, com capital de cerca de US$ 461 milhões e 28,5 mil empregados.
As empresas mais importantes no setor são a General Food Industries Corporation, a General Sugar Corporation e a Trading and Manufacturing General Corporation.
*Tradução de Silvia Lindsey