Da redação
São Paulo – O Fórum Econômico Mundial (FEM) vai realizar pela primeira vez um encontro dedicado exclusivamente à América Latina, nos dias 05 e 06 de abril em São Paulo. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Fórum, o evento vai reunir 250 lideranças, entre empresários, representantes de governos e da sociedade civil.
O tema do encontro será "Construindo uma América Latina mais forte na economia global" e terá como quatro pontos principais de discussão o gerenciamento de riscos mundiais e regionais; o aumento da competitividade da região; a continuidade da agenda de integração; e a reavaliação do ambiente para investimentos.
O objetivo da reunião, segundo o Fórum, é "ser uma plataforma para ajudar os líderes a capitalizar o clima de mudanças e oportunidades econômicas da região". Entre os participantes já confirmados, de acordo com a organização, estão os ministros brasileiros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Roberto Rodrigues (Agricultura), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, e o presidente do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter.
A edição global do FEM terminou ontem (29) em Davos, na suíça, assim como a edição regional do Fórum Social Mundial (FSM) em Caracas, na Venezuela. Este ano o FSM foi divido em três edições regionais, a primeira foi realizada no Mali, a segunda na Venezuela e a terceira vai ocorrer no Paquistão.

