São Paulo – Reafirmando o tamanho do mercado halal, a importância do Brasil como fornecedor desse nicho e as perspectivas que o País tem de crescer na área, foi concluído nesta terça-feira (28) o Global Halal Brazil Business Forum (GHB), maior espaço de debate sobre halal nas Américas. Falando no encerramento em nome da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o diplomata Osmar Chohfi, ex-presidente e atual integrante do Conselho da instituição, ressaltou o aquecimento desse mercado.

“É importante reconhecer – e isso não é muito conhecido no Brasil – que o mundo muçulmano vive hoje um momento de grande dinamismo econômico. Trata-se de uma região marcada por crescimento populacional”, falou Chofhi, lembrando que 65% da população do mundo islâmico tem de 15 a 35 anos. “Esses fatores ampliam o potencial de consumo e tornam esses mercados cada vez mais relevantes e promissores”, disse ao público, mais de 2 mil pessoas de cerca de 30 países que participaram de forma online e presencial.
A Câmara Árabe promoveu o GHB no WTC Events Center, em São Paulo, com a Fambras Halal Certificadora, pela qual falou no encerramento o seu presidente, Mohamed Hussein El Zoghbi. Halal são chamados todos os produtos feitos de acordo com os preceitos da religião islâmica e aptos para o consumo dessa população. O Brasil se especializou na produção halal e é um dos maiores fornecedores do setor.
Zoghbi disse esperar que os participantes do fórum levem consigo a convicção de que o halal, além de ser um selo de garantia e confiança, é uma forma de viver e uma filosofia. “Espero que possamos seguir cultivando o que o halal nos ensina todos os dias, com pureza e integridade, responsabilidade e respeito à vida, transparência e justiça, porque o halal não é apenas um selo, é um caminho, um caminho que começou na fé, floresceu na ética e no respeito e pode garantir o futuro das próximas gerações”, disse Zoghbi.
O GHB teve dois dias de programação, nos quais foram discutidos temas como inovação, tecnologia, sustentabilidade e ética, liderança feminina, turismo, finanças islâmicas e parcerias estratégicas, em um total de sete painéis com especialistas e autoridades do Brasil e do exterior. Também foram assinados acordos e feitos lançamentos e homenagens. Houve espaço de networking para empresários.

Entre os representantes de países árabes no Brasil, participaram do GHB: o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben; o embaixador do Bahrein, Bader Al-Helaibi; o embaixador da Jordânia, Maen Masadeh; o embaixador do Catar, Ahmad Alshebani; o embaixador da Líbia, Osama Swan; a embaixadora do Egito, Mai Khalil; o encarregado de Negócios da embaixada do Kuwait, Ahmad Alsumait; o adido comercial do escritório da Tunísia em São Paulo, Hassen Saadani; o embaixador da Argélia, Abdelaziz Cherif; o embaixador do Sudão, Ahmed Swar.
Também estiveram presentes o embaixador da Liga Árabe no Brasil, Qais Shqair; o encarregado de Negócios da embaixada do Iraque, Firas Al Hammadany; o embaixador do Líbano, Elias Nicolas; o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi, o cônsul do Egito em São Paulo, Islam Taha, o cônsul do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, o encarregado de Negócios da embaixada da Arábia Saudita, Abdullah Alkhudhayri, o cônsul dos Emirados Árabes Unidos em SP, Abdalla Shaheen e o cônsul-geral do Catar em SP, Almuhannad Al-Hammadi.
Pela Câmara Árabe, participaram os ex-presidentes e membros do Conselho de Orientação e Deliberação, Rubens Hannun e Osmar Chohfi; os vice-presidentes de Marketing, Silvia Antibas; de Comércio Exterior, Daniel Hannun; de Relações Internacionais e secretário-geral, Mohamad Orra Mourad; o diretor-tesoureiro, Mohamad Abdouni Neto; e os diretores Alessandra Frisso, Claudia Yazigi, Riad Younes, Sami Roumieh, Suzana Chohfi, Lourenço Chohfi Neto, William Atui e Renata Maron, essa também mestre de cerimônias.
O GHB teve patrocínio de MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, e catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread. Foram parceiros Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS) e apoiadores Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes.


