São Paulo – O Global Halal Brazil Business Forum (GHB) começou nesta segunda-feira (27), em São Paulo, com foco na ampliação do comércio do Brasil com os países islâmicos e atenção à comunhão dos princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) com os conceitos halal, que se referem ao que é permitido para ser consumido pelos muçulmanos. Em sua terceira edição, o evento é promovido a cada dois anos em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora. Neste ano, o fórum é realizado nesta segunda-feira e na terça-feira (28) no WTC Events Center.

O vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Orra Mourad, destacou, em seu discurso de abertura, que o Brasil é o maior fornecedor de proteína halal do mundo, com um total de US$ 6 bilhões neste tipo de produto exportados aos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OIC, na sigla em inglês), em 2024. Já as exportações totais de alimentos e bebidas a estes países alcançaram US$ 28 bilhões no mesmo período.
Mesmo com esse volume de comércio, disse o executivo, há espaço para crescer. “Cabe a nós buscar diversificar a pauta [de exportações], que, embora robusta, ainda se limita, em grande parte, a produtos básicos, como carnes e commodities agrícolas”, afirmou.

Mourad observou que a população islâmica é majoritariamente jovem e cresce a um ritmo maior do que a população mundial, o que apresenta oportunidades de negócios com os 57 países da OIC. Ele também afirmou que é preciso intensificar os esforços institucionais para que empresários brasileiros e das nações da OIC tenham um ambiente de negócios favorável às trocas comerciais.
Presidente da Fambras Halal, Mohamed Hussein El Zoghbi lembrou que o tema da edição deste ano do fórum é “halal green”, em uma referência à importância da sustentabilidade e do compartilhamento de valores entre o ESG e o halal. Os princípios ESG determinam o comprometimento de uma empresa com a sustentabilidade ambiental, com os funcionários e a sociedade e com as normas de governança corporativa. O halal, por sua vez, é um exemplo de pureza e higiene para os muçulmanos, assim como de respeito ao bem-estar animal.
Produtos halal não podem conter traços de carne suína nem de álcool, dois produtos que não são consumidos pelos muçulmanos. “Qualidade e preço já não bastam para atrair os consumidores. O mundo exige ética e propósito com as pessoas e com o Planeta”, disse Zoghbi.

Vice-presidente de bovinos da MBRF, empresa brasileira que é uma das maiores processadoras globais de proteína, Alisson Navarro, lembrou da longa presença da companhia nos países árabes, com marcas como a Sadia, há mais de 50 anos presentes e líderes de mercado no Golfo em uma parceria “construída ao longo de décadas”, disse. “É uma relação que valoriza não apenas os produtos, mas os princípios”, afirmou o executivo. A empresa é um resultado recente da fusão entre o frigorífico Marfrig, grande produtor de carne bovina, com a BRF, uma das maiores processadoras mundiais de carne de frango.
Embaixador da Palestina e decano do Conselho de Embaixadores Árabes em Brasília, Ibrahim Alzeben, afirmou que a presença de diplomatas do conselho no fórum é um exemplo da confiança dos países árabes no Brasil como um parceiro de produtos halal, mas afirmou que os laços entre essas nações são mais profundos.
Alzeben observou que há espaço para incrementar a relação comercial entre Brasil e países islâmicos. “O Brasil é reconhecido mundialmente pela excelência de seus produtos halal, e isso reforça sua imagem de parceiro confiável e competitivo. Mas ainda há muito espaço para expandir essa cooperação — integrando mais setores, promovendo investimentos e fortalecendo os laços culturais e humanos que unem nossos povos”, afirmou o diplomata.

O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread.
São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
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