São Paulo – Um fórum vai discutir as relações do Brasil com os países do continente africano no dia 27 de novembro em Johannesburgo, na África do Sul. Promovido pela organização This is Africa e pelo Financial Times Live, o encontro se propõe a reunir os principais protagonistas da cooperação entre africanos e brasileiros. A intenção é propiciar um diálogo construtivo de duas regiões, que vêm assumindo papéis cada vez mais importantes no cenário mundial.
O site do fórum cita uma mudança global de poder político e econômico dos mercados desenvolvidos para nações em crescimento na Ásia, América Latina e África e afirma que o Brasil encontra-se na vanguarda disto. “Seu envolvimento crescente com a África, sob a bandeira da cooperação sul-sul, é um símbolo do realinhamento global de comércio, política e desenvolvimento de laços. O Brasil é hoje um parceiro estratégico vital no desenvolvimento do continente, em áreas-chaves como agricultura, cooperação técnica e infraestrutura”, diz o site.
De acordo com a programação divulgada, do Brasil vão participar o gerente geral da Marcopolo na África do Sul, Rodrigo Estevan Alves, o principal executivo do Odebrecht Africa Fund e chefe de Finanças Estruturais da Odebrecht África, Portugal e Emirados Árabes, Gustavo Fontes, o diplomata Pedro Luiz Carneiro de Mendonça, o chefe da Fiocruz África, José Luiz Telles, o diretor do grupo Pinesso, Gilson Pinesso, o chefe do escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na África, Erich Schaitza, e o diretor geral para a África da Construtora OAS, Leonardo Calado de Brito.
A Marcopolo, fabricante de ônibus, tem uma unidade produtiva na África do Sul. A Odebrecht Fund Africa é a holding da Odebrecht Investimentos na África e a Fiocruz tem unidades no continente para projetos de cooperação e um escritório central em Moçambique. O Grupo Pinesso possui plantações agrícolas em países como o Sudão, a Embrapa mantém um escritório voltado para cooperação em Gana e a construtora OAS tem negócios na região.
Também vão participar das discussões lideranças empresariais africanas e internacionais como representantes do Standard Bank Africa, do Programa Mundial de Alimentos, do Ministério da Agricultura de Moçambique, African Export-Import Bank, do Banco Africano de Desenvolvimento, da Trade Projects, da Technoserve, entre outros.
Um dos temas será a importância do comércio sul-sul para o crescimento global e o papel do Brasil e dos países africanos neste processo. Serão abordados, dentro deste painel, a atual política de comércio entre África e Brasil, o papel dos governos, os setores envolvidos e promissores nesta cooperação, os modelos de sucesso na parceria entre brasileiros e africanos. Outro tema é a agricultura e a contribuição do Brasil para desenvolvê-la na África, como o setor privado brasileiro vê essa oportunidade, a questão dos financiamentos destes projetos, o papel da pesquisa e da ciência neste processo.
O encontro tem vagas gratuitas para alguns setores como o bancário, de finanças, infraestrutura, transporte, agricultura, saúde, educação, organizações não-governamentais, e lugares pagos para bancos de investimentos, agências de promoção de investimentos, advogados, consultorias, entre outros. A inscrição para vagas que são cortesia está sujeita à aprovação da organização.
Serviços:
Fórum de Lideranças Brasil-Africa
Dia 27 de novembro de 2013
Hilton Sandton Hotel – Johannesburgo – Africa
Site: http://event.ft-live.com/ehome/index.php?eventid=70801&
Informações e inscrições: Daniella King – Telefone: +44 (0) 2078734511 – ftlive@ft.com


