São Paulo – O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorreu na última segunda-feira (04), reuniu uma boa parte dos envolvidos na relação dessas duas regiões. Desde diplomatas e representantes do setor público até líderes de associações, empresários e executivos estiveram no Hotel Renaissance, onde aconteceu a parte presencial do evento, ou acompanharam o formato virtual.
Cerca de 3 mil pessoas participaram nas duas versões, de acordo com informações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, promotora da iniciativa. Pelos espaços do fórum no Renaissance, era possível encontrar desde os representantes das empresas patrocinadores com seus estandes até brasileiros que fazem comércio com árabes ou árabes querendo investimentos e produtos do Brasil.
O sócia da empresa Lassus Design Brands, Luciana Pitanga (foto de abertura), foi uma das que compareceu no fórum presencialmente. Com uma sede em São Paulo, a empresa de representação de moda faz a relação com as marcas de vestuário feminino e acessórios do Brasil, e vende os produtos para os árabes através da filial em Dubai. “Entre os países que atendemos estão Emirados Árabes Unidos e Catar. Eles aceitam muito bem tudo o que tem DNA brasileiro.” Segundo Luciana, o fórum foi importante para conhecer empresas de logística e de tecnologia, e ainda se inteirar mais sobre dados do mercado e da dinâmica econômica que está em volta dos países árabes.
O CEO da Modern Living, Thiago Caldas, também esteve no Hotel Renaissance para acompanhar os debates e fazer networking. A empresa foi uma das patrocinadoras do evento e é especializada no mercado imobiliário. Para a reportagem da ANBA, Caldas contou também dos negócios da Modern Work, de espaços de coworking em Dubai, e o futuro das duas empresas. “O brasileiro é super bem visto lá fora, principalmente entre os árabes. Temos interesse na cultura deles e eles na nossa”, disse.
O CEO da FVF Exports Company, Fabricio Vieira, esteve no fórum. Ele trabalha com agronegócio, com a compra e o envio de produtos como proteína animal, açúcar, soja e milho, para parceiros do mundo árabe. “Esse evento é uma prévia do que será o nosso futuro.” Além disso, o CEO também comentou sobre o futuro comercial da relação Brasil-países árabes. “É um comércio que está crescente, temos que aparar algumas arestas, mas é um pessoal muito bom para lidar.”
O CEO da empresa especializada em viagens corporativas, Travel Plus Turismo, Renato Aureliano, afirmou que a relação comercial entre Brasil e países árabes ainda tem muito para crescer. “Minha ideia a médio prazo é montar uma unidade de Travel Plus em Dubai, que é um mercado que só cresce. Se você vai hoje para Dubai e volta daqui dois anos, é outra Dubai.” A Travel Plus foi patrocinadora do evento.
O diretor de negócios da Afro Invest e da Tropicool, Rafael Prado, tem forte atuação nos países árabes e sabe da importância do comércio das empresas brasileiras com países árabes. “Do ponto de vista de intercâmbio comercial, os países árabes são uma grande oportunidade, não só para exportar, mas de investimento, e para nosso negócio é um destino bem estratégico. Há dois anos e meio, a Tropicool abriu a primeira loja em Dubai e hoje temos 55 pontos de venda fora de Dubai, no Catar, Egito e Arábia Saudita.” Durante o fórum, o diretor de negócios conversou com outros participantes sobre investimentos e começou novas negociações. A Afro Invest patrocinou o fórum.
O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes foi realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a União das Câmaras Árabes e apoio da Liga dos Estados Árabes, e patrocínio da Travel Plus, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Fambras Halal, Embraer, Parque Tecnológico Itaipu, Pantanal Trading, Embratur, Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad), Cdial Halal, Modern Living, BRF, Egyzone/AM Development, Antika/Openet BV, First Abu Dhabi Bank, Egyptian Financial & Industrial Co. (EFIC), Suez Company for Fertilizers Production (SCFP), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), Prima Foods e Afrinvest.
Acompanhe todas as notícias sobre o fórum aqui.
Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA.