São Paulo – As oportunidades de investimentos nos Emirados Árabes Unidos são o tema do Fórum Econômico Brasil – Emirados Árabes Unidos, que acontece na sexta-feira (01), em São Paulo. O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pela embaixada dos Emirados em Brasília e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Na ocasião, Sultan Saeed Al Mansoori, ministro da Economia dos Emirados, vai liderar uma missão ao Brasil com empresários de grandes grupos de investimentos de seu país e também de importantes indústrias. Ele falará no seminário.
Entre as empresas e agências que participarão do evento estão a Mubadala (investimentos, serviços financeiros e turismo), a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah, a Autoridade da Zona Livre de Fujairah, a representação jurídica da Dubai Aluminium, representantes do governo do emirado de Ras Al Khaimah, Aldahra Holding (agronegócios) e Grupo Serkal (turismo, imóveis, hospitalidade e maquinário), entre outros.
O xeque Ahmed Bin Zayed Al Nahyan, presidente da Amzaan Investments, também integra a delegação dos Emirados. No Brasil, Al Nahyan tem interesse em conversar com empresas de energia renovável, compra e exportação de água, além de tecnologia e inovação.
“A ideia do evento é aproximar ainda mais o Brasil dos Emirados”, conta Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe. Durante o fórum, as empresas árabes também assistirão a apresentações sobre o Brasil.
Um dos palestrantes do lado brasileiro será Antônio Corrêa de Lacerda, doutor em Ciência Econômica pela Universidade de Campinas e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “Ele vai falar sobre a economia brasileira, quais os setores com maior rentabilidade, para onde se direciona o investimento estrangeiro, o crescimento do PIB, a renda per capita e os desafios que virão, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, relata Alaby.
Segundo o diretor da Câmara Árabe, a visita faz parte de alguns encontros que estão sendo realizados no mundo, como nos Estados Unidos, onde já ocorreu, e no Chile, que acontecerá após o evento brasileiro. Alaby também será um dos palestrantes do evento. A abertura do fórum será feira pelo presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum.
O evento é aberto somente para convidados e não será possível fazer a inscrição no dia do fórum. Entre o público selecionado estarão exportadores, instituições financeiras, consultores de investimento e empresas com interesse em internacionalizar-se nos países árabes.
Após o fórum, será realizado um almoço no qual os participantes terão a possiblidade de fazer networking.


