São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos vão sediar dois eventos voltados para questões urbanas em fevereiro. O 10º Fórum Urbano Mundial (WUF10, da sigla em inglês) ocorrerá em Abu Dhabi, de 8 a 13 de fevereiro, e, simultaneamente, a capital dos Emirados recebe também o festival de cinema ‘Cidades Melhores’. Os eventos são organizados pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
O fórum é realizado a cada dois anos e o público inclui ministros, prefeitos, acadêmicos, ativistas comunitários, artistas e jornalistas. A conferência é gratuita, mas requer inscrições, que estão abertas através do site do fórum até 4 de fevereiro. O evento também terá transmissão on-line, pela Web TV da ONU.
O tema desta edição é ‘Cidades de Oportunidades: Conectando Cultura e Inovação’. A conferência tem mesas-redondas, assembleias para jovens, mulheres, governos locais e regionais, e cerca de 400 outros eventos organizados por parceiros. Dentro da programação do congresso, há ainda a Expo Urbana, feira com mais de 170 expositores de cerca de 66 países que vão abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Até o momento, cerca de 50 prefeitos e governadores confirmaram sua participação no fórum, vindos de localidades de países de África, Europa, Ásia e América do Norte e do Sul. A ONU também confirmou a presença de representantes de alto nível de 15 de suas agências, além de ministros de Estado. A edição anterior do fórum aconteceu em 2018, na Malásia (foto acima).
Festival de cinema
Parte da programação do WUF10, o festival de cinema ‘Cidades Melhores’ visa apresentar documentários e filmes ficcionais sobre questões urbanas. O evento foi originalmente fundado em 2013 com o nome de Festival de Filme do Novo Urbanismo, mas está sendo reestruturado e lançado este ano em parceria com a produtora First+Main Films.
O festival vai premiar o melhor filme, que ficará disponível para exibição em outros eventos e cidades do mundo. “É particularmente oportuno lançar este festival, pois o tema e o principais focos deste ano são cultura e inovação”, afirmou em nota a diretora-executiva do ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif.