São Paulo – A cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a jordaniana Petra se tornaram oficialmente cidades-irmãs. Um memorando de entendimento sobre o assunto foi assinado na tarde desta quarta-feira (28), pelo prefeito de Foz, Chico Brasileiro (PSD), e o embaixador da Jordânia no Brasil, Maen Masadeh. A cerimônia ocorreu no Palácio Cataratas, sede da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, na cidade paranaense.
De acordo com informações divulgadas por Foz, o processo teve início em 2018, quando a prefeitura manifestou seu interesse em estabelecer laços fraternais com Petra, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Segundo a prefeitura, o acordo promete fortalecer a cooperação em áreas como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais. “Em 2024, celebra-se os 65 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Jordânia e assinar este documento hoje significa que estarmos alinhados (Foz do Iguaçu e Petra) com a política externa”, disse Masadeh. “Estamos muito animados com essa parceria. O governo brasileiro tem orientado toda sua política para uma aproximação com o mundo árabe. Isso é uma estratégia do Brasil, em trabalhar e fortalecer suas relações comerciais, culturais e de amizade com os países árabes”, falou Chico Brasileiro.
A assinatura teve a presença do secretário de Transparência e Governança de Foz, Nilton Bobato; do secretário de Turismo, André Aliana; do diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, e do diretor de Assuntos Internacionais do município, Jihad Abu Ali. A esposa do embaixador, Suhair Mohd Daifallah Bataineh, participou.
Petra e Foz do Iguaçu
Petra é conhecida mundo afora por arquitetura histórica e riqueza arqueológica. A cidade é em grande parte ornamentada com uma paisagem natural de montanhas rochosas, vales e um clima desértico com tons rosados e avermelhados que lhe dão a alcunha de Cidade Rosa. Foz do Iguaçu tem uma das Sete maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, e se configura como um dos mais importantes locais de turismo no Brasil.