São Paulo – Na busca por se firmar como um destino turístico para visitantes muçulmanos, o município de Foz do Iguaçu, no Paraná, lançou na última sexta-feira (20) um guia de turismo halal. Trata-se de um ebook com informações sobre a oferta de gastronomia halal e hotéis preparados para receber hóspedes muçulmanos na cidade. O município de Foz do Iguaçu fica na divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai, na chamada tríplice fronteira, e abriga uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu.
Além da indicação de locais, o “Guia Muslim Friendly Foz do Iguaçu – Turismo Halal” traz ainda outros tipos de serviços como explicações sobre os conceitos halal e muslim friendly, os principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu – como as cataratas, o parque das aves e a mesquita -, os horários de orações para muçulmanos e os contatos de embaixadas de países com populações islâmicas estabelecidas no Brasil.
Halal significa que um produto ou serviço são adequados para os muçulmanos, ou seja, foram produzidos respeitando ou seguindo as premissas do Islã, como a ausência de carne suína e álcool. O guia de Foz indica restaurantes que servem comidas assim. Já o termo muslim friendly é aplicado no turismo a ambientes adaptados para atender necessidades dos muçulmanos, caso dos hotéis indicados no ebook.
O lançamento do guia pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu é resultado de uma parceria do poder público local com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a certificadora Cdial Halal, o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu e a Mesquita Omar Ibn Al-Katthab, também da cidade. O lançamento aconteceu no Centro Cultural Beneficente Islâmico, com a presença das entidades envolvidas.
O esforço de Foz do Iguaçu na direção do turismo halal começou ainda em 2021, com a participação da prefeitura na Expo 2020 Dubai, a exposição universal que ocorreu em 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na qual o poder público detectou o potencial que a cidade tinha para o turismo halal e começou sua parceria com a Câmara Árabe e a Cdial Halal, de acordo com informações do assessor técnico do Gabinete da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos do Foz, Leandro Vandré Heineck.
“Esse trabalho que iniciou em 2021 está colhendo os frutos hoje”, disse o presidente da Cdial Halal, Ali Saifi, lembrando que a iniciativa acompanha movimento mundial de disponibilização de aplicativos que indicam locais, como restaurantes, adequados para os muçulmanos. “É uma forma de deixar claro para o visitante onde ele pode comer, onde pode visitar”, afirmou sobre o ebook, ressaltando os benefícios da estratégia.
O secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, acredita que Foz do Iguaçu atrairá visitantes muçulmanos de diversos países e se posiciona como uma das opções mundiais de turismo para esse público. “Eles vão entender Foz do Iguaçu como um lugar onde podem vir com tranquilidade, onde vão ser bem recebidos, com hotéis preparados para atender de acordo com aquilo que eles esperam de uma cidade halal, de uma cidade que proporciona as condições de eles manterem os ritos e tradições que seguem”, disse Mourad.
Nova jornada
Na prefeitura há muito entusiasmo pela nova jornada que se abre. “O guia do turismo halal é exatamente um instrumento para que a gente possa receber aqui em Foz do Iguaçu todas as pessoas de origem árabe e que elas possam se sentir acolhidas, se sentir bem recepcionadas, num ambiente seguro, num ambiente onde realmente eles sintam que toda a sua história está sendo respeitada, porque Foz do Iguaçu tem muito esse compromisso, de respeitar a história de cada religião, de cada país”, afirma o prefeito Chico Brasileiro, lembrando que a cidade já tem grande comunidade árabe entre seus habitantes.
O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Roberto Alliana, conta que a Secretaria de Turismo, sobretudo a diretoria de Projetos Estratégicos e Captação de Investidores, com apoio da Diretoria de Relações Internacionais, fez um trabalho de levantamento de todas as empresas que atuam no município de Foz do Iguaçu e que têm condições de receber o público muçulmano, informações essas que foram validadas com atores locais, sobretudo a mesquita e a sociedade islâmica, segundo ele.
“Foi um trabalho técnico muito bem desenvolvido justamente porque as pessoas têm que vir e têm que ter segurança que estão indo para um lugar onde efetivamente podem estar, que sua religião permite, e onde elas vão ser muito bem recebidas e vão sair com impacto positivo da cidade”, afirma. Alliana acredita que tecnicamente foi feito um excelente trabalho, que resultou em uma primeira edição do guia, que terá prosseguimento e será melhorado.
O diretor de Assuntos Internacionais da prefeitura, Jihad Abu Ali, destaca a parceria com a Cdial Halal e a Câmara Árabe e afirma que o guia é o primeiro passo que Foz do Iguaçu está dando para se organizar como destino turístico muslim friendly. “A gente acredita muito no potencial do mundo árabe e do mundo muçulmano para vir visitar a nossa cidade e investir em Foz do Iguaçu”, falou o diretor. Mourad, da Câmara Árabe, assim como Saifi, da Cdial Halal, participaram do lançamento na cidade paranaense.
Ebook
O ebook sobre o turismo muslim friendly e halal está disponível de forma online em português. Até fevereiro do ano que vem o material também será disponibilizado em árabe, inglês e espanhol, de acordo com Heineck. Segundo o assessor técnico, a proposta é que o conteúdo do guia siga sendo aprimorado e atualizado e que oportunamente ele seja impresso para distribuição.